Quais principais recursos para Kubuntu 22.10 Kinetic Kudu?

Um breve resumo do Kubuntu 22.10 “Kinetic Kudu” e informações adicionais sobre o lançamento.

O Kubuntu é uma das melhores distribuições Linux que usam o ambiente KDE Plasma por padrão. Motivos não faltam para isso: O Kubuntu traz estabilidade tanto para o Plasma quanto para o seu núcleo, isso é o Ubuntu. Em breve, esta distribuição deve acompanhar o lançamento da principal e lançar a nova versão. Então, quais principais recursos para Kubuntu 22.10 Kinetic Kudu?

O Kubuntu 22.10 é um lançamento de curto prazo baseado no Ubuntu 22.10. Portanto, o suporte máximo deverá ser de nove meses a partir do lançamento. Como as versões de curto prazo devem adotar as tecnologias mais recentes, removendo as obsoletas, sua lista de recursos é mínima.

Quais principais recursos para Kubuntu 22.10 Kinetic Kudu?

Esta versão do Kubuntu apresenta o Linux Kernel 5.19, que traz suporte de tempo de execução Average Power Limiting (RAPL) para o processador Raptor e Alder Lake da Intel, várias famílias de atualizações ARM no kernel principal e atualizações usuais de processador/GPU e sistema de arquivos. Saiba mais sobre os recursos do Kernel 5.19 neste artigo.

Comparado com a versão anterior do Kubuntu 22.04 LTS (com Plasma 5.24), você obtém a área de trabalho mais recente do KDE Plasma 5.25 (lançamento de ponto final) com todas as correções de bugs e atualizações.

No entanto, o KDE Plasma 5.26, que acabou de ser lançado, não conseguiu chegar a esta versão. Mas acredito que deveria vir como um lançamento pontual, mas não no dia do lançamento.

Além disso, o Plasma 5.25 não é pequeno em termos de recursos. Na verdade, está repleto de novos avanços interessantes. Se você estiver usando especialmente a versão anterior do Kubuntu, deve estar ciente desses novos itens.

Novos recursos

Quais principais recursos para Kubuntu 22.10 Kinetic Kudu?

Em primeiro lugar, o Kubuntu 22.10 permite que você faça seu painel padrão “flutuar”. Nós o chamamos de Painel Flutuante. Portanto, não use mais os complementos para isso.

Em segundo lugar, a cor de destaque da sua área de trabalho pode mudar com base no tom do papel de parede. Agora você pode ver as alterações da área de trabalho do Kubuntu dinamicamente ao habilitá-lo em Configurações> Tema global> Cores.

Além disso, alternar entre os modos escuro e claro fica mais suave graças à mudança. Além disso, no Kubuntu 22.10 com Wayland, agora você pode ver e aplicar as resoluções específicas da tela no menu suspenso de configurações.

Por outro lado, o Discover é mais amigável ao Flatpak, com detalhes adicionais do aplicativo e um botão de opções adicionais para notificá-lo de que ainda há dados para aplicativos desinstalados.

A página do aplicativo oferece mais clareza no Plasma 5.25

Além disso, o iniciador do Krunner no Kubuntu agora detecta o idioma de pesquisa e exibe os resultados de acordo. Além disso, o applet do gerenciador de rede agora mostra a frequência Wi-Fi ao lado do nome do ponto de acesso (isso é uma ajuda completa para casos em que você tem o mesmo nome de ponto de acesso para bandas 4G e 5G).

Todas essas mudanças são alimentadas por Qt 5.15.6 e Framework 5.98. Se você quiser saber mais sobre o Plasma 5.25, consulte o guia de recursos dedicado aqui.

Outros recursos do Kubuntu 22.10

Os aplicativos e pacotes principais chegam às suas respectivas versões baseadas no Ubuntu 22.10, e aqui está um resumo.

  • Kernel Linux 5.19
  • KDE Plasma 5.25.5 (espero que receba o 5.26 em breve)
  • Estrutura do KDE 5.98
  • Qt 5.15.6
  • Firefox 105.0.1
  • Thunderbird 102.3.2
  • LibreOffice 7.4.2.3
  • VLC Media Player 3.0.17

Finalmente, você pode baixar o Kubuntu 22.10 BETA nos links abaixo.

Enquanto os desenvolvedores estão se preparando para o lançamento final (com vencimento em 20 de outubro de 2022), você pode experimentá-lo em uma máquina virtual ou em um sistema físico.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile