in

Qual é a diferença entre CPU e GPU?

qual-e-a-diferenca-entre-cpu-e-gpu

A CPU (unidade central de processamento) tem sido freqüentemente chamada de cérebro do PC. Mas cada vez mais, esse cérebro está sendo aprimorado por outra parte do PC – a GPU (unidade de processamento gráfico), que é sua alma. Em uma busca na internet encontrei uma explicação ampla e direta da Nvidia através de um cientista, confira abaixo a diferença entre CPU e GPU e caso tenha interesse, ao final, encontrará o podcast com todas essas informações e também uma abrangência maior sobre o assunto

Todos os PCs possuem chips que renderizam as imagens da tela para os monitores. Mas nem todos esses chips são criados iguais. O controlador gráfico integrado da Intel fornece gráficos básicos que podem exibir apenas aplicativos de produtividade, como o Microsoft PowerPoint, LibreOffice e vídeo de baixa resolução juntamente por jogos básicos.

A GPU está em uma classe por si só que vai muito além das funções básicas do controlador gráfico e é um dispositivo computacional programável e poderoso por si só.

O que é uma GPU?

Os recursos avançados da GPU foram originalmente usados principalmente para renderização de jogos em 3D. Mas agora essas capacidades estão sendo aproveitadas de forma mais ampla para acelerar as cargas de trabalho computacionais em áreas como modelagem financeira, pesquisa científica de ponta e exploração de petróleo e gás.

Em um artigo recente da BusinessWeek, Nathan Brookwood, o analista principal do Insight64, descreveu os recursos exclusivos da GPU da seguinte maneira:

As GPUs são otimizadas para obter grandes quantidades de dados e executar a mesma operação várias vezes, ao contrário dos microprocessadores de PC, que tendem a pular por todo o lugar.

As GPUs desempenham um papel fundamental na inteligência artificial moderna. Arquitetonicamente, a CPU é composta de apenas alguns núcleos com muita memória cache que pode manipular alguns encadeamentos de software por vez. Em contraste, uma GPU é composta de centenas de núcleos que podem manipular milhares de threads simultaneamente.

qual-e-a-diferenca-entre-cpu-e-gpu

A capacidade de uma GPU com mais de 100 núcleos processar milhares de threads pode acelerar alguns softwares em 100x em uma única CPU. Além disso, a GPU alcança essa aceleração e, ao mesmo tempo, é mais eficiente em termos de custo e energia do que uma CPU.

Computação acelerada por GPU se torna o mainstream

A computação acelerada por GPU agora se tornou um movimento mainstream suportado pelos mais recentes sistemas operacionais. A razão para a aceitação ampla e mainstream é que a GPU é uma potência computacional, e suas capacidades estão crescendo mais rapidamente que as da CPU x86.

No PC de hoje, a GPU pode agora assumir muitas tarefas multimídia, como acelerar o vídeo do Adobe Flash, transcodificar (converter) vídeo entre diferentes formatos, reconhecimento de imagem, correspondência de padrões de vírus e outros. Cada vez mais, os problemas realmente difíceis de resolver são aqueles que têm uma natureza paralela inerente, processamento de vídeo, análise de imagem, processamento de sinal.

A combinação de uma CPU com uma GPU pode oferecer o melhor valor de desempenho, preço e potência do sistema.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Google afirma que modo escuro prolonga vida útil da bateria no Android

Google afirma que modo escuro prolonga vida útil da bateria no Android

Como instalar impressora HP no FreeBSD