Qual o impacto do carregamento sem fio na saúde da bateria do seu smartphone?

Como há mais geração de calor nesse carregamento, a vida útil pode ser diminuída

O carregamento rápido tornou-se um recurso importante e é inserido em muitos smartphones premium e intermediários. Mas, será que carregamentos tão rápidos não impactam a vida útil da bateria do seu dispositivo? Aqui você descobre os impactos desse carregamento tão querido pelos usuários.

O carregamento sem fio não é inerentemente mais prejudicial ao seu dispositivo ou à bateria do que o carregamento com fio. No entanto, carregar seu dispositivo sem fio gera mais calor, o que é ruim para a longevidade da bateria. Carregadores sem fio com um ventilador de resfriamento integrado ajudam a aliviar esse problema.

O carregamento sem fio é bom ou ruim para a saúde da bateria?

Carregar uma bateria de qualquer forma a desgasta até certo ponto. Fatores externos como o calor podem acelerar esse desgaste, reduzindo a capacidade da bateria a longo prazo. E é exatamente aí que o carregamento sem fio tem um desempenho pior do que o carregamento convencional com fio.

Durante o carregamento, nem toda a energia extraída de uma tomada acaba chegando à bateria do seu dispositivo. É amplamente entendido que a eficiência do carregamento sem fio é de cerca de 80%. Esse número pode cair até 50% no mundo real, dependendo de quão bem você alinha as bobinas no carregador e no smartphone.

Assim, podemos dizer que o carregamento com fio é muito mais eficiente no carregamento, pois um fio de cobre conduz eletricidade extremamente bem e não há lacuna física.

Imagem: Android Authority

Quanro ao carregamento sem fio, a energia que não chega ao seu dispositivo é convertida em calor. E, como já destacamos, a exposição contínua ao calor degradará a bateria do seu dispositivo. Além disso, se você usar uma capa grossa com seu smartphone, isso pode impedir que ele esfrie com rapidez suficiente.

Você descobrirá que alguns pads de carregamento sem fio incluem um ventilador de refrigeração para manter as temperaturas sob controle. A grande maioria dos carregadores sem fio públicos e automotivos não inclui um, mas normalmente são restritos a saídas de energia mais baixas, como 5W.

Em potências tão baixas, quase não há calor gerado para que seu dispositivo também não superaqueça. Considerando tudo, você não precisa se preocupar muito com o carregamento sem fio que afeta a saúde da bateria. Mesmo que o telefone fique perigosamente quente, os modernos sistemas de gerenciamento de bateria podem se comunicar com o carregador para reduzir a saída de energia ou parar de carregar completamente. Afinal, as mesmas proteções também existem para carregamento com fio.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile