Qual o melhor emprego para quem trabalha em TI em 2021?

Claylson Martins
17 minutos de leitura

Trabalhar no que gosta e ainda ganhar muito dinheiro. Quem não deseja isso para sua vida? Para quem se interessa pelo setor de ciência da computação, o mercado é promissor. Graças aos avanços na computação em nuvem, inteligência artificial e big data, o campo da ciência da computação continua a prosperar.

Os empregos em informática e tecnologia da informação crescerão muito mais rápido do que a média entre 2019-2029, de acordo com o Bureau of Labor Statistics (BLS). Além da alta demanda, muitos planos de carreira em ciência da computação oferecem grande potencial de ganhos.

Carreiras em ciência da computação exigem fortes habilidades técnicas, de resolução de problemas e de colaboração. Com planos de carreira no setor de tecnologia, negócios, finanças, segurança nacional, saúde e muito mais, os empregos em ciência da computação oferecem uma perspectiva sólida.

Embora seja baseado em uma pesquisa internacional, a realidade não é muito diferente no nosso país, a não ser pelos salários, é claro.

Qual o melhor emprego para quem trabalha em TI em 2021?

Desenvolvimento web

O desenvolvimento Web cria sites, desde os componentes visíveis aos visitantes até os bancos de dados e sistemas back-end que executam o site. Os desenvolvedores usam linguagens de programação como HTML, CSS e JavaScript para criar novos sites e modificar os sites atuais. Eles trabalham em estreita colaboração com clientes e web designers para criar um produto acabado.

Você pode gostar deste campo se: Você gosta de resolver problemas com soluções criativas; você traz fortes habilidades analíticas e de comunicação; você pode mover-se facilmente entre a visão geral e os pequenos detalhes.

Opções de carreira:

  • Desenvolvedor web front-end
  • Desenvolvedor web back-end
  • Desenvolvedor web full-stack

Engenharia de Hardware

A engenharia de hardware se concentra na criação de componentes de computador, como roteadores, memória e armazenamento de dados e processadores. Os engenheiros de hardware pesquisam materiais, componentes e sistemas para criar novas tecnologias de hardware. 

Eles também projetam e testam hardware, incluindo computadores, smartphones e componentes.

Você pode gostar deste campo se: Você gosta de engenharia elétrica e constrói placas de circuito em seu tempo livre; você traz forte pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas; você pode se comunicar efetivamente com outros engenheiros.

Opções de carreira:

  • Engenheiro de hardware de computador
  • Engenheiro de firmware
  • Engenheiro de rede

Engenharia de software

A engenharia de software aplica princípios de engenharia a problemas de computação. Os engenheiros de software projetam programas e aplicativos de computador, determinando como as várias partes de um programa de software se encaixam. Eles costumam trabalhar em estreita colaboração com desenvolvedores de software, testadores de garantia de qualidade e programadores.

Você pode gostar deste campo se: Você gosta de ciência da computação e engenharia da computação; você pensa logicamente e aborda os problemas analiticamente; você trabalha com eficiência em equipe e desfruta de um ambiente dinâmico.

Opções de carreira:

  • Engenheiro de desenvolvimento de software
  • Engenheiro de design de software
  • Engenheiro de Qualidade

Programação de computador

A programação de computadores usa linguagens de computação para executar aplicativos e programas de software. Os codificadores usam linguagens de programação como C ++, Python e Java para criar programas de computador. A programação representa o primeiro passo para muitos aplicativos de computação, e alguns profissionais se especializam em programação.

Você pode gostar deste campo se: Você aprender facilmente novas linguagens de programação; você gosta de aprender novas habilidades ao longo de sua carreira; você pensa logicamente e gosta de resolver problemas.

Opções de carreira:

  • Programador de banco de dados
  • Desenvolvedor Python
  • Analista de programação

Ciência de dados

A ciência de dados analisa grandes conjuntos de dados, às vezes chamados de big data. Usando algoritmos ou análises estatísticas, os cientistas de dados extraem informações de conjuntos de dados. Em diversos campos, como negócios, saúde e finanças, os cientistas de dados resolvem problemas por meio da análise de dados.

Você pode gostar deste campo se: Você tiver fortes habilidades analíticas e estatísticas; você gosta de resolver problemas com dados; você é um pensador lógico com boas habilidades interpessoais.

Opções de carreira:

  • Cientista de dados
  • Analista de informações
  • Engenheiro de dados

Inteligência artificial

Qual o melhor emprego para quem trabalha em TI em 2021?

O campo da inteligência artificial usa o poder da computação para replicar a mente humana. Os profissionais de IA se especializam em áreas como aprendizado de máquina e aprendizado profundo, onde treinam sistemas de computador para resolver problemas e pensar analiticamente. 

Programas de computador como Siri e Alexa contam com inteligência artificial.

Você pode gostar deste campo se: Você gosta de gerenciar grandes conjuntos de dados e projetar algoritmos; você traz uma formação em linguística ou aprendizagem; você prospera em ambientes complexos.

Opções de carreira:

  • Pesquisador de aprendizado de máquina
  • Cientista pesquisador de IA
  • Engenheiro de aprendizado de máquina

Web Designer

O design da Web determina a aparência dos sites. Os designers da Web selecionam o layout, o esquema de cores e o estilo visual dos novos sites, ao mesmo tempo que atualizam os sites atuais. O campo requer fortes habilidades técnicas e treinamento em design gráfico.

Você pode gostar deste campo se: Você tiver experiência em design gráfico; você gosta de combinar elementos visuais e técnicos; você gosta de trabalhar junto com uma equipe que inclui desenvolvedores e clientes da web.

Opções de carreira:

  • web designer
  • Designer de aplicativos móveis
  • Designer gráfico

Segurança cibernética/segurança da informação

Qual o melhor emprego para quem trabalha em TI em 2021?

O campo da segurança cibernética se concentra na proteção de dados contra violações de segurança. Os profissionais de segurança da informação implementam medidas de segurança e investigam possíveis violações de dados. Eles também realizam testes para identificar pontos fracos em redes e sistemas de computação. 

Com ameaças em constante mudança, o campo continua a evoluir em um ritmo acelerado.

Você pode gostar deste campo se: Você se interessa por segurança nacional; você adora resolver quebra-cabeças e desvendar problemas complexos; você prospera em um ambiente de ritmo acelerado.

Opções de carreira:

  • Analista de segurança da informação
  • Consultor de segurança da informação
  • Administrador de cibersegurança

Sistemas de Informação

Organizações em todos os setores dependem de computadores e sistemas de gerenciamento de dados para funcionar. Os sistemas de informação do computador se concentram nas maneiras mais eficazes e eficientes de gerenciar os sistemas de informação e computação. Gerenciamento de banco de dados, segurança da informação e gerenciamento de sistemas, todos desempenham um papel importante.

Você pode gostar deste campo se: Você se sentir à vontade para acessar um banco de dados e explicar procedimentos técnicos para tomadores de decisão de negócios; você gosta de desafios analíticos; você pode ter uma visão ampla dos problemas ao mesmo tempo em que se concentra nos detalhes.

Opções de carreira:

  • Analista de sistemas informáticos
  • Arquiteto de rede de computadores
  • Gerente de sistemas de informação

Arquitetura de rede

A arquitetura de rede se concentra na conexão de dados por meio de redes locais, redes de longa distância e infraestrutura em nuvem. Os arquitetos de rede descobrem como projetar redes que atinjam os objetivos organizacionais. O campo requer habilidades comerciais e técnicas.

Você pode gostar deste campo se: Você tiver uma visão orientada para os detalhes; você tem experiência em negócios; você pode equilibrar habilidades analíticas com habilidades interpessoais.

Opções de carreira:

  • Arquiteto de rede de computadores
  • Engenheiro de rede
  • Arquiteto de nuvem

Design de jogo

Os designers de jogos trabalham com uma equipe de profissionais criativos e técnicos para criar novos jogos para celular e videogames. Na fase de produção, os designers de jogos criam modelos para delinear o jogo. Depois de escrever o código, eles conduzem testes e fazem alterações.  

Você pode gostar deste campo se: Você adora videogames; você quer um trabalho que combine criatividade com habilidades técnicas; você gosta de trabalhar junto com uma equipe de pessoas.

Opções de carreira:

  • Programador de jogos
  • Designer de jogos
  • Desenhador de níveis

Guia de empregos e cronogramas de carreira em ciência da computação

Muitas carreiras em ciência da computação pagam salários de seis dígitos e exigem apenas o diploma de bacharel. Esta seção apresenta empregos comuns em ciência da computação, requisitos mínimos de graduação e os anos de experiência necessários para diferentes funções. 

A lista classifica os empregos pelo salário médio BLS de 2020 do mais alto ao mais baixo.

Cientistas de informática e pesquisadores de informação

Salário médio (2020): $ 126830

Grau mínimo exigido: Mestrado

Mais relevante (s) principal (is): Ciência da computação; engenharia da computação

Anos de experiência exigidos: 0


Cientistas de computação e pesquisadores de informação aplicam habilidades de computação para resolver problemas em diversos setores. Eles projetam novos algoritmos e linguagens de computação. Cientistas de informática e pesquisadores de informação também realizam experimentos em sistemas de software. 

Dependendo de sua especialização, eles gerenciam projetos de big data, aprendizado de máquina e inteligência artificial.

Engenheiros de hardware de computador

Salário médio (2020): $ 119560

Grau mínimo exigido: Bacharel

Principal (is) relevante (s): Engenharia da computação; Ciência da Computação; Engenharia elétrica

Anos de experiência exigidos: 0


Os engenheiros de hardware de computador projetam componentes de computador, incluindo placas de circuito, dispositivos de memória e processadores. Eles pesquisam e desenvolvem novo hardware, trabalhando em estreita colaboração com outros engenheiros e desenvolvedores. 

Os engenheiros de hardware de computador então testam o hardware e supervisionam a fabricação de novos sistemas de computador.

Arquitetos de redes de computadores

Salário médio (2020): $ 116780

Grau mínimo exigido: Bacharel

Mais relevante (s) principal (is): Ciência da computação; sistemas de informação

Anos de experiência exigidos: 5


Os arquitetos de redes de computadores projetam redes de comunicação que compartilham dados. Suas redes variam de sistemas de intranet locais a infraestrutura de computação em nuvem. Os arquitetos de rede avaliam o plano de negócios de uma organização para criar uma rede que atenda às suas necessidades. 

Eles também atualizam hardware e software.

Desenvolvedores de software

Salário médio (2020): $ 110140

Grau mínimo exigido: Bacharel

Mais relevante (s) principal (is): Ciência da computação; tecnologia da Informação

Anos de experiência exigidos: 0


Os desenvolvedores de software projetam e criam programas de software que operam redes ou realizam tarefas. Eles determinam como partes de um aplicativo funcionarão juntas, supervisionam os programadores que escrevem partes do código e conduzem testes. 

Os desenvolvedores de software também supervisionam a manutenção e as atualizações.  

Analistas de segurança da informação

Salário médio (2020): $ 1.03590

Grau mínimo exigido: Bacharel

Mais relevante (s) principal (is): Ciência da computação; Garantia de Informação; tecnologia da Informação

Anos de experiência exigidos: <5 anos


Os analistas de segurança da informação implementam medidas de segurança para impedir ataques cibernéticos e proteger dados privados. Eles monitoram redes quanto a violações de segurança, instalam firewalls e outras medidas de segurança e investigam violações de dados. 

Os analistas de segurança da informação também recomendam melhorias de segurança. 

Analistas de sistemas informáticos

Salário médio (2020): $ 93730

Grau mínimo exigido: Bacharel

Mais relevante (s) principal (is): Ciência da computação; tecnologia da Informação; Sistemas de Gerenciamento de Informação

Anos de experiência exigidos: 0


Os analistas de sistemas de computador combinam treinamento em negócios e tecnologia da informação para melhorar os sistemas de computador de uma organização. Eles determinam as necessidades de TI de uma organização, projetam sistemas para atender a essas necessidades e implementam sistemas. 

Os analistas de sistemas de computador também pesquisam novas tecnologias e sugerem melhorias.

Programadores de computador

Salário médio (2020): $ 89190

Grau mínimo exigido: Bacharel

Mais relevante (s) principal (is): Ciência da computação; tecnologia da Informação

Anos de experiência exigidos: 0


Os programadores de computador escrevem o código que informa aos computadores como executar aplicativos ou programas de software. Os programadores se especializam em uma variedade de linguagens de computador, incluindo Java, C ++, Python e JavaScript. 

Eles trabalham com desenvolvedores de software para criar e testar códigos. 

Administradores de rede e sistemas de computador

Salário médio (2020): $ 84810

Grau mínimo exigido: Bacharel

Mais relevante (s) principal (is): Ciência da computação; tecnologia da Informação; engenharia da computação

Anos de experiência exigidos: 0


Os administradores de rede e de sistemas de computador gerenciam operações de rede para organizações. Eles determinam as necessidades da organização, instalam sistemas de computador e realizam manutenção. 

Os administradores de rede e de sistemas de computador também recomendam atualizações e melhorias destinadas a aumentar a segurança e a eficiência.

Desenvolvedores da web e designers digitais

Salário médio (2020): $ 77200

Grau mínimo exigido: Associado

Mais relevante (s) principal (is): Ciência da computação; programação; Designer de Web

Anos de experiência exigidos: 0


Desenvolvedores da Web e designers digitais gerenciam as funções e a aparência dos sites. Os desenvolvedores da Web escrevem o código para executar sites e moldar suas funcionalidades, enquanto os designers digitais se concentram na experiência do usuário e no layout. 

Habilidades de programação, especialmente em HTML, CSS e JavaScript ajudam os desenvolvedores da web e designers digitais.

Especialistas em suporte de informática

Salário médio (2020):  $ 55510

Grau mínimo exigido: Associado ou bacharel

Mais relevante (s) principal (is): Ciência da informação; tecnologia da Informação

Anos de experiência exigidos: 0


Os especialistas em suporte informático aconselham os usuários sobre a solução de problemas do computador, uso de sistemas de rede de computador e instalação de novo software ou hardware. 

Eles combinam conhecimento técnico com habilidades de atendimento ao cliente para ajudar indivíduos e organizações a usar seus sistemas de computador com eficácia.

Estude

Os empregos da ciência da computação pagam salários acima da média, com muitas oportunidades de progressão na carreira. Antes de se inscrever em um programa de ciência da computação ou bootcamp, considere aprender mais sobre a área por meio de blogs e podcasts de ciência da computação. Pessoas que buscam carreiras em ciência da computação também devem avaliar seus pontos fortes e objetivos profissionais para encontrar a função certa para suas necessidades específicas.

Via ZDNet

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.