in

Qual o projeto mais popular do GitHub? Calculadora e Ghidra lideram.

A Calculadora do Windows, desde que teve o código liberado em março, se tornou o projeto mais popular.

Calculadora do Windows 10 agora disponível no Android e no iPhone

No início de março, a Microsoft decidiu liberar o código da calculadora do Windows e o publicou no GitHub. O aplicativo dispensa apresentações e se junta a uma longa lista de colaborações da Microsoft vem fazendo com o ecossistema de código aberto. Porém, um dado vem chamando a atenção. Mal estreou no GitHub, a Calculadora gerou um enorme interesse entre a comunidade de desenvolvedores. Tanto assim, que ela se tornou o projeto mais popular ao longo do mês no GitHub.

A calculadora tem cerca de 14.000 estrelas no GitHub, e curiosamente, o único repositório que chega perto em popularidade é outro projeto muito interessante lançado na mesma semanaGhidra, a ferramenta de engenharia reversa da NSA, o órgão de espionagem norte-americano. O projeto também se tornou open source em março.

Procurando bugs na calculadora do Windows

Calculadora do Windows

A liberação do código pela Microsoft abre um leque importante de pesquisas. Assim, existem muitos desenvolvedores que podem não só usar o código para seus próprios projetos, ou para aprender, mas aqueles que podem avaliá-lo e sugerir melhorias .

Isso faz parte da filosofia do código aberto. Portanto, a comunidade está bastante interessada em aproveitar a oportunidade. Deste modo, podem demonstrar a importância da análise, mesmo em pequenos projetos como este.

É assim que um grupo de desenvolvedores já encontrou um número significativo de fragmentos de códigos suspeitos e bugs na ferramenta. Os problemas vão desde vazamentos de memória até informações enviadas pela calculadora para os servidores da Microsoft.

O código da calculadora do Windows foi lançado com a mesma licença do gerenciador de arquivos do Windows 3.0. Então, esta é uma licença do MIT que é altamente permissiva. Há poucas restrições à reutilização do código. Além disso, é compatível com muitas licenças copyleft, incluindo a GPL. É, portanto, a licença mais popular de todas no GitHub .

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Zorin OS, Tails e Rosa lançam novas versões

Zorin OS, Tails e Rosa lançam novas versões

NetworkManager 1.16 lançado com suporte WPA3-Personal e WireGuard VPN

NetworkManager 1.16 lançado com suporte WPA3-Personal e WireGuard VPN