in

Raspberry Pi 4 é atualizado para permitir a inicialização em USB

A Raspberry Pi Foundation está quase pronto para fornecer uma correção para a falta de suporte do Raspberry Pi 4 para inicialização de armazenamento em massa USB.

Raspberry Pi 4 é atualizado para permitir a inicialização em USB

Após vários problemas relatados, a Raspberry PI Foundation lançou o firmware beta e um gerenciador de inicialização para permitir a inicialização do Raspberry Pi 4 a partir de um dispositivo de armazenamento USB. O novo firmware e carregador de inicialização pode ser útil para os proprietários do Raspberry Pi 4 que desejam fazer o boot a partir de um dispositivo de armazenamento USB, em vez de apenas usando um cartão SD.

Um dos destaques do Raspberry Pi 4 Modelo B, lançado em junho de 2019, era o USB 3.0, que permite um armazenamento mais rápido do que as versões anteriores do computador.

Porém, ao contrário dos modelos anteriores, o Raspberry Pi 4 não suportava a inicialização por armazenamento em massa USB. Isso impedia que os usuários instalassem um sistema operacional a partir de um dispositivo de armazenamento em massa USB –  uma lacuna que a fundação prometeu seria fechada em uma atualização de software futura.

Raspberry Pi 4 é atualizado para permitir a inicialização em USB

Raspberry Pi 4 é atualizado para permitir a inicialização em USB

Essa atualização de software está quase pronta e, por enquanto, está disponível na versão beta para uso daqueles que desejam aceitar bugs, falhas e erros na documentação.

Esta é uma versão beta. Se você ainda não está familiarizado com as atualizações manuais de firmware, aguarde até que esteja disponível em uma versão padrão. Não demorará muito, disse Tim Gover, engenheiro de software principal da Raspberry Pi Trading.

Raspberry Pi 4 e problemas na USB


A razão pela qual a atualização do firmware é necessária é devido a uma alteração no design do procedimento de inicialização no Raspberry Pi 4.

Em vez de gravar permanentemente o código de inicialização na ROM do sistema no chip (SoC), o código de inicialização do Raspberry Pi 4 é armazenado na memória somente leitura programável (EEPROM) apagável eletricamente, conectada à SPI, que pode ser atualizada.

O Raspberry Pi também observa que, como o USB mudou para um barramento PCIe e que existe um novo driver Gigabit Ethernet, não era possível ter o código de inicialização permanentemente fixo na ROM.

Gover ofereceu instruções para inicializar a partir de um leitor de cartão de armazenamento USB em uma atualização na página que detalha o gerenciador de inicialização Raspberry Pi 4.

Inicialmente, recomendamos o uso de um pen drive USB ou SSD. Os discos rígidos provavelmente exigirão um HUB ativado e, em todos os casos, você deve verificar se os dispositivos funcionam corretamente no Raspbian usando uma inicialização por cartão SD, observa a Raspberry Pi Foundation.

Fonte: ZDNet

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.