Raspberry Pi 4 é um verdadeiro Pi de próxima geração

Por Claylson Martins

Raspberry Pi 4 Modelo B foi lançado há poucos dias junto com o novo sistema Raspbian. A placa pode ser considerada o primeiro salto geracional para o pequeno computador desde 2016 e chega um ano antes do que muitos esperavam. A nova placa é uma atualização significativa em relação ao Raspberry Pi 3 Modelo B +, oferecendo uma máquina mais rápida com mais memória e suporte para telas duplas.

O aumento do poder de processamento do Raspberry Pi sela suas credenciais como um computador de baixo custo e perfeito para uso diário. O Raspberry Pi 4 lida com navegação na web e tarefas de escritório, além de ser um laptop econômico. Criado como um computador de baixo custo projetado para as crianças codificarem suas primeiras aplicações, nunca se viu uma versão melhor que esta.

As principais mudanças

 

Uma mudança que você notará é que o Raspberry Pi 4 rompe o teto de custo de US $ 35 do Pi. Este é o preço de um modelo básico com 1GB de RAM. Porém, ele também está disponível com 2GB de memória por US $ 45 e 4GB de memória por US $ 55.

O Raspberry Pi 4 é um enorme avanço para o computador de baixo custo, marcando uma série de novidades na evolução da placa mais vendida.

Projetado para permitir que as pessoas experimentem software e hardware, o Raspberry Pi sempre foi construído por seus usuários para as mais diversas finalidades. Centros de mídia, servidores de arquivos, bloqueadores de anúncios em forma de Pi, drone unidades de controle e consoles de jogos retrô. Estes são usos comuns da máquininha.

Esses usuários serão bem servidos pelo Raspberry Pi 4, no entanto, pela primeira vez, quem estiver procurando por um computador desktop econômico também deve considerar seriamente o Raspberry Pi, uma conquista notável para um computador de US $ 55.

Salto evolutivo

Há as atualizações esperadas:

  • o salto para 4 GB de memória rápida;
  • suporte para monitores 4K;
  • gigabit Ethernet;
  • o aumento da velocidade do processador para 1.5GHz;
  • a inclusão do USB 3.0 e mudança para um novo e mais moderno sistema on-line.

Contudo, também há surpresas: a capacidade de executar exibições duplas e ultrapassar o preço de US $ 35 que está em vigor desde a primeira placa lançada em 2012.

Quebrar o teto de US $ 35 do Raspberry Pi pode parecer controverso para alguns, porém parece sensato dar aos usuários mais opções.

Mais importante ainda, esse impacto na memória mostrou toda potencialidade do Raspberry Pi e como é confortável usá-lo.

Potente com um preço muito acessível

O Raspberry Pi 3 B + era um PC desktop meio decente. No entanto para o uso diário o Raspberry Pi 4 se aproxima de um laptop de trabalho. Com uma diferença fundamental: o preço quase 20 vezes menor que um laptop.

O Raspberry Pi 4 Model B de 4GB foi testado usando uma versão de pré-lançamento do sistema operacional Raspbian, baseado no lançamento do Debian 10 Buster. A memória extra alivia antigos problemas ao usar o Raspberry Pi, na medida em que eles são quase imperceptíveis. Não há nenhum atraso ao clicar entre várias guias no navegador e ele lida bem com aplicativos pesados da web, como Gmail e Google Docs. O uso do Docs pareceu idêntico mesmo em um PC com orçamento limitado, algo que não ocorria em relação a placas anteriores. Sites com JavaScript e anúncios pesados modernos também causam apenas travamentos mais leves durante o carregamento.

Essa melhoria geral é refletida nos benchmarks, com o Raspberry Pi 4 confortavelmente à frente de seu antecessor, o Raspberry Pi 3 B +, em benchmarks de CPU e muito à frente naqueles que medem o desempenho da web. Dito isto, o Raspberry Pi 4  ficou atrás de alguns dos competidores de placa única mais poderosos e com preços similares, como o Rock Pi 4 e o NanoPi NEO4 em testes. 

Como mencionado nas análises dos rivais do Raspberry Pi, no entanto, os benchmarks não contam toda a história. Os resultados impressionantes obtidos por esses concorrentes do Pi muitas vezes prejudicados pelo desempenho geral irregular e uma falta geral de estabilidade.

E, embora o desempenho do Raspberry Pi como desktop possa ser de pouco interesse para alguns usuários, as especificações aprimoradas brilham em outras áreas. O código de compilação do shooter clássico dos anos 90 Quake III viu o Raspberry Pi 4 completar o processo significativamente mais rápido que o Raspberry Pi 3 B +, levando 1 minuto e 40 segundos do tempo de compilação.

O armazenamento é mais uma vez gerenciado pelo cartão SD, embora a adição do USB 3.0 ofereça uma porta mais rápida para conectar o rápido armazenamento SSD. No entanto, a maioria dos SSDs ainda é prejudicada pelo USB 3.0.

Mais concorrentes

É verdade que o Raspberry Pi existe em um campo muito mais lotado do que em 2012. Os concorrentes se mulltiplicaram em um verdadeiro banquete formado pelas mais diversas frutas Pi, incluindo Orange, Banana e o ligeiramente menos apetitoso Rock Pi.

Algumas dessas alternativas rivais são relativamente decentes, como o Rock Pi 4, mas elas tendem a ser mais caras, ou mais duvidosas e relativamente instáveis, como as placas Orange Pi e, em menor medida, as recentes Nano Pi Neo. 4

O que torna o Raspberry Pi uma perspectiva mais saborosa do que esses similares é sua estabilidade. Nenhum outro computador de placa única baseado no Arm pode equiparar-se ao Raspberry Pi por oferecer uma máquina de baixo custo que simplesmente funciona, com um conjunto de software tão amplo e uma enorme comunidade para oferecer suporte e gerar guias e tutoriais.

Claro, existem placas baseadas em x86 que oferecem estabilidade e amplitude de suporte a software, mas estas quase sempre custam mais do que o Raspberry Pi. E como uma máquina com foco no desenvolvedor, poucos computadores combinam com o Raspberry Pi para o conjunto de editores e ferramentas relacionados à programação que acompanham o sistema operacional Raspbian padrão. O Raspberry Pi 4 será lançado com uma nova versão do Raspbian baseada no Debian Buster.

Vale lembrar que o objetivo do Raspberry Pi é fornecer um computador de baixo custo para as crianças usarem para aprender como funciona o hardware e o software do computador. Para os desenvolvedores iniciantes, a distância entre ele e um laptop de baixo custo nunca foi menor. Com o acréscimo do suporte de tela dupla, o Pi agora oferece mais do que muitos laptops, principalmente para os devs que desejam espaço extra na tela.

Mas, é claro, o Raspberry Pi se tornou muito mais do que um computador banal. Passou a atender todos os tipos de usuários. O Raspberry Pi 4 é uma máquina atraente – oferecendo desempenho, estabilidade e software versáteis, difícil de superar pelo preço.

Se você não está entre os 25 milhões de pessoas que já possuem uma das placas, nunca houve uma época melhor para experimentar um pouco de Raspberry Pi.

Como o Raspberry Pi 4 Modelo B (4GB) funciona em relação a outras placas Pi?

Desempenho geral

O benchmark Dhrystone mede o desempenho geral da CPU, concentrando-se em cálculos usando inteiros.

O benchmark Whetstone mede outro aspecto do desempenho do processador – desta vez, como a CPU lida com os cálculos de ponto flutuante.

Usado em testes de supercomputadores, o benchmark Linpack também mede a rapidez com que uma máquina pode lidar com cálculos de ponto flutuante.

O Sysbench é outra medida do desempenho geral da CPU – aqui mostrando o desempenho de um núcleo e de vários núcleos das duas placas.

Embora a compilação de código em um programa executável não seja uma atividade comum para o usuário médio, o Raspberry Pi visa ajudar as pessoas a aprender sobre o desenvolvimento de software. Aqui está o tempo que levou para construir o código do Quake III a partir deste repositório do GitHub .

Conectividade

Este benchmark iPerf mede a velocidade na qual os dados são transferidos entre dois computadores, neste caso entre um PC com fio Ethernet e vários modelos de Raspberry Pi. Esses números são um guia em vez de medidas absolutas, já que a velocidade da rede pode ser afetada por muitos fatores.

O benchmark Octane pode ser preterido, mas ainda fornece uma idéia de como o navegador Chromium no sistema operacional Raspbian Pi do Raspberry Pi lida com JavaScript, a linguagem de script padrão da web. Se o seu navegador é lento em JavaScript, é lento e completo.

Especificações do Raspberry Pi 4 Modelo B

  • Sistema-on-a-chip: Broadcom BCM2711
  • Processador: Processador quad-core de 1.5GHz Arm Cortex-A72
  • Memória: 1/2 / 4GB de RAM LPDDR4
  • Conectividade: 802.11ac Wi-Fi / Bluetooth 5.0
  • Vídeo e som: 2 portas micro-HDMI que suportam monitores 4K @ 60Hz via HDMI 2.0, porta de visualização MIPI DSI, porta de câmera MIPI CSI, saída estéreo de 4 pólos e porta de vídeo composto
  • Portas: 2 x USB 3.0, 2 x USB 2.0
  • Potência: 5V / 3A via USB-C, 5V via conector GPIO
  • Expansibilidade: cabeçalho GPIO de 40 pinos

Clique na galeria para uma visita a todos os novos recursos do quadro.

Entrevista com o co-fundador do projeto

Há quanto tempo o Raspberry Pi 4 está em desenvolvimento?

Tem sido um programa de longa duração. Nós fizemos muitos protótipos e este é o resultado final. Se você incluir o desenvolvimento, já faz três anos. Essencialmente o que aconteceu é que o silício ficou bom mais rápido do que esperávamos [o novo sistema BCM2711 do Pi 4], então conseguimos agendar o cronograma.

Eben Upton, co-criador do Pi. Imagem: Fundação do Raspberry Pi

É bom estar finalmente liberando o Pi 4?

Sim. Isso tem levado três anos da minha vida. Três anos de muitas das nossas vidas. Estávamos falando sobre isso no final de 2015, então nem lançamos Pi 3 quando começamos a pensar nisso.

Está em engenharia ativa desde o final de 2016. Mas essas coisas demoram muito tempo, e a expectativa era de que isso fosse sair em 2020.

Por que você está vendendo um Raspberry Pi por mais de US $ 35 pela primeira vez?

Pela primeira vez, teremos SKUs [opções diferentes]. Deve haver um produto de 1GB por US $ 35, um produto de 2GB a US $ 45, um produto de 4GB a US $ 55. Eu acho que é um preço muito bom.

Queremos fazer SKUs de memória maiores e, hoje, você não pode fazer SKUs de memória maiores a US $ 35. Nós amamos o preço de US $ 35, mas também queremos ter mais memória, a única maneira de fazê-lo hoje é ter SKUs.

Por que você decidiu adicionar suporte para exibições duplas no Pi 4?

Somos um PC e os PCs têm saídas de exibição duplas. Se você não tem saída dupla, não é um PC, certo? Em nosso escritório, muitas pessoas têm dois monitores, um laptop encaixado e um monitor externo. Eu acho que as pessoas vão achar isso realmente útil.

Que novos usos o Raspberry Pi 4 tornará possível?

Bem, são casos de uso tipo PC. Este é o que eu vou dar aos meus pais para substituir o seu PC baseado em Duron [AMD] de 10 a 15 anos de idade que eu criei para eles há muito tempo. Isto é um PC.

É uma percepção da visão de que essa coisa é um PC. Você pode navegar na web, executar aplicativos de escritório, abrir várias guias no Chromium. Isso parece mais semelhante ao PC, em termos de desempenho.

Quais foram as prioridades para o Raspberry Pi 4?

Eu ficarei fascinado em ouvir o que há de errado com este fórum. Corrigimos quase tudo que penso. As objeções das pessoas eram I/O não-multimídia, passando por um link USB 2.0, falta de suporte a 4K, falta de SKUs com mais memória.

Algumas delas são reclamações legítimas, por isso tentamos resolver tudo o que podíamos. A capacidade de colocar USB 3.0 lá foi uma surpresa. Inicialmente sentimos que poderíamos estar preparados para suportar USB 2.0 para este design, mas temos um chip muito bom que funciona muito bem.

O Raspberry Pi 4 será capaz de rodar o Windows?

Eu não sei. Essa é uma decisão da Microsoft. Eu continuo entusiasmado. De certa forma, o Windows é menos interessante do que poderia ter sido há cinco anos.

Acho que temos um ambiente equivalente ao Windows lá. Cada vez mais um sistema operacional é executado no meu navegador e nós executamos o Chromium muito bem.

Por outro lado, seria ótimo, seria ótimo rodar o Windows. Mas é um problema, é uma questão para a Microsoft. Eu adoraria ver isso, mas acho que é menos crítico do que costumava ser.

Poderia o Pi 4 executar o Windows on Arm?

Bem, a capacidade está definitivamente lá. Tem muito desempenho. Eu acho que é uma questão multimídia. Porém, como você consegue o DirectX lá? Porque não há um driver DirectX para a GPU. Não estamos em condições de desenvolver um driver DirectX para a GPU. Então, de onde você tira uma? Isso é provavelmente um complicador.

Quantas placas Raspberry Pi 4 estarão disponíveis no lançamento?

Vamos tentar construir 100.000 unidades para 200.000 unidades antes do lançamento.

Que trabalho está fazendo para tornar o Raspberry Pi e o Raspbian mais amigáveis ao código aberto?

Há transição em curso no lado multimídia, de coisas que estão  no BLOB [dados binários] para serem abertas, para tirar 3D do BLOB e tirar o gerenciamento de exibição do BLOB.

Você pode executar Pi 3+ agora, onde o BLOB não faz nada no lado do display, então seus gráficos são todos feitos no Mesa [a biblioteca de gráficos 3D de código aberto] e sua saída de tela é feita usando KMS.

Nós nunca enviamos uma versão do sistema operacional com esse modo habilitado por padrão. A esperança com este [o Raspberry Pi 4] é que nós podemos enviar com 3D sob o controle do Mesa, e provavelmente a tela ainda sob o controle do firmware por enquanto, mas com um programa ativo para obter o KMS feito para esta plataforma .

Melhor suporte de código aberto e um Pi mais potente abrem as portas para novos sistemas operacionais?

Isso torna as coisas como o Android um pouco mais fácil, porque há menos mágica especial na plataforma, exibição e gráficos são todos em código aberto. Então um hacker empreendedor pode montar alguma coisa. Você tem muito mais desempenho de CPU.

Portanto, acho que é viável para seus BSDs e seus Androids avançarem nessa plataforma, com menos ajuda de nós do que antes. Vai ser legal. É bom ter uma variedade de opções.

Haverá um Raspberry Pi 4 Model A + em uma data posterior?

Não tenho certeza se temos um A + para liberar. A economia do A + funciona livrando-se da Ethernet e do hub USB, cortando alguma área da placa, retirando componentes de suporte, perdendo alguns conectores, dividindo a memória pela metade.

Eu não tenho certeza se temos uma opção para um 512MB LPDDR4 [RAM], que é significativamente mais barato que um LPDDR4 de 1GB.

Portanto, não tenho certeza se temos uma maneira de fazer um produto A + que tenha um preço de venda inferior a US $ 30 e que seja apenas uma diferença de US $ 5.

Para mim, eu teria que conseguir US $ 25 e não acho que tenho um orçamento para US $ 25. Eu suspeito que esta geração não tenha um A +.

Quais são as vantagens de usar USB-C para alimentação no Raspberry Pi 4?

Isso nos dá outro meio-amplificador, então são três amplificadores. Isso não é realmente para o poder na placa. Essa é uma porta do host também, então é a porta do dispositivo. Ele tem o antigo controlador USB 2.0 do OTG que todo mundo adora tanto, que agora está conectado a essa porta, o que pode nos permitir fazer coisas divertidas, como carregá-lo via USB a partir de um PC.

Como o Raspberry Pi 3 Model 3 B + abriu o caminho para o Raspberry Pi 4

3B + foi um produto interessante, porque foi bastante incremental em muitas maneiras. Ele acrescentou coisas realmente úteis no lado da conectividade e um pouco de bônus em termos de desempenho, em parte porque tínhamos mais velocidade de clock e em parte porque tínhamos melhores térmicas, então você consegue sustentar o desempenho máximo por mais tempo.

Mas também foi interessante porque retirou muito risco técnico deste projeto, então o Wi-Fi de banda dupla 802.11ac [no Pi 4] é exatamente o mesmo que 3B +. O PMIC [circuito integrado de gerenciamento de energia], que era novo para 3B +, é exatamente o mesmo. Tem o mesmo MagJack compacto de power-over-ethernet, que foi uma inovação para o 3B +.

Há alguns detalhes que nos beneficiamos. Há um monte de coisas novas, obviamente, nesta plataforma [o Pi 4], e acho que se nós empacotássemos todas as coisas novas em uma versão do produto, isso teria sido um desenvolvimento demais.

As placas anteriores permanecerão à venda?

Sim, não estamos nada no [End of Life]. Raspberry Pi 1 ainda está disponível.

O que tendemos a fazer é cinco anos [de produzir placas] desde o lançamento, porque podemos ter certeza disso. Então tentamos fazer melhor que isso.

Raspberry Pi 1 B + está chegando em seu quinto aniversário em julho, mas ainda podemos comprar os chips, então continuaremos fazendo isso.

Quantas máquinas Raspberry Pi vende?

25 milhões, cerca de seis milhões por ano. Geramos 28,5 milhões de libras de dividendos para a fundação. O que é muito bom. Nós demos muito dinheiro para caridade. É legal.

Você vê as vendas de Raspberry Pi continuando no ritmo atual?

Acredito que sim. Essas coisas são computadores industriais de placa única. Eles são mais robustos e altamente testados do que a maioria das coisas que as pessoas colocam na natureza e dizem que é industrial.

Quando se trata de controlar fábricas e sinalização e todas essas coisas, elas são ótimas máquinas. Nós vendemos três milhões de computadores para o setor industrial no ano passado, então metade do nosso volume, eu acho que o que [o Raspberry Pi 4] vai fazer é abrir um novo mercado para nós, que nós temos que expandir.

Que novos mercados você vê para o Raspberry Pi?

Acho que há muitos novos nichos interessantes nos setores industrial e comercial. Eu estou esperançoso para isso no mercado de thin client também, obviamente, a exibição dupla é útil para isso, pensamos que isso nos permitirá abordar uma fração maior desse mercado.

Assim, cada thin client tem provavelmente entre US $ 300 e US $ 400. Se pudermos trazer o produto abaixo de US $ 100 para esse espaço, então a): Acho que podemos, com o tempo, absorver um bom bocado desse mercado e b): aumentar o mercado, porque mudaremos o cálculo de custo de um mercado. PC em cada mesa versus um thin client em cada mesa e um PC em um data center.

Fonte

Share This Article
Sair da versão mobile