in

Raspberry Pi 4 Modelo B é lançado com novo Raspbian

Ele vem com CPU mais rápida, GPU, 4K de tela dupla, até 4GB por US $ 55

Raspberry Pi deve ter um desempenho SPI muito melhor no Linux 5.4+

Finalmente, após cerca de um ano e meio  do lançamento do Raspberry Pi 3 B +, a Raspberry Pi Foundation lançou o Raspberry Pi 4 Model B. Portanto, esta é a nova versão do mini-PC que vem com a possibilidade de escolher entre 3 modelos diferentes, dependendo da RAM que queremos. A nova plataforma oferece aos fãs mais opções para jogar com uma computação de alta memória e baixo custo. O Raspberry Pi 4 Modelo B é lançado por apenas US$ 55, o que hoje cerca de R$ 210,00. Além disso, também foi lançado um novo sistema Raspbian.

Sobre o novo Raspberry Pi 4 Modelo B lançado

A nova geração de minúsculos computadores Raspberry Pi marca uma mudança em relação ao padrão Raspberry Pi Model B. Este modelo é o mais poderoso já lançado pela fundação. Eles prometem desempenho comparável a um computador x86 de nível de entrada. O processador é um BCM2711 Broadcom, com quatro núcleos Cortex A72 1.5GHz. Em relação ao nível de RAM pode-se escolher entre três modelos 1, 2 e 4 GB LPDDR4-2400. Além disso, o modelo mais simples custa o mesmo que o atual 3 B.

No entanto, este Raspberry Pi 4 Modelo B vem sendo trabalhado há três anos. Além de ter até 4GB de memória, ele vem com USB 3.0, suporte para tela 4K de tela dupla e um CPU e GPU mais rápido e mais novo.

É a primeira vez que o Raspberry Pi é oferecido em diferentes SKUs ou ‘stock keeping units’, o que significa mais opções e diferentes níveis de preço.

Pela primeira vez teremos SKUs. Deve haver um produto de 1GB por US $ 35, um produto de 2GB a US $ 45, um produto de 4GB a US $ 55, disse Eben Upton, co-criador de Raspberry Pi.

A organização sem fins lucrativos tem como objetivo oferecer aos fãs mais opções de memória a um preço razoável, enquanto mantém sua premissa original de computação básica de baixo custo.

Isso é um preço muito bom”, disse Upton. Queremos fazer SKUs de memória maiores, e hoje você não pode fazer SKUs de memória maiores a US $ 35. Adoramos o preço de US $ 35, mas também queremos ter mais memória, a única maneira de fazer isso hoje é ter SKUs.

O Raspberry Pi

Ainda que o Raspberry Pi – sem tela e teclado – não pareça um PC real, ainda se trata de um. Se isso poderia realmente substituir um PC é outra questão. Porém, os fabricantes garantem que o Raspberry Pi 4 pode fazer o trabalho e eser usado como base para um computador para substituir um PC antigo.

Este é um PC. É uma percepção da visão de que essa coisa é um PC. Você pode navegar na Web, executar aplicativos de escritório, abrir muitas guias no Chromium, porque, como você sabe, é o ‘abrir um Muitas guias é provavelmente onde o existente cai. Isso parece subjetivamente mais PC como, em termos de desempenho, disse Upton.

O outro recurso essencial do PC do Raspberry Pi 4 Modelo B é o suporte a tela dupla e 4K.

Upton disse que as reclamações da maioria dos usuários giravam em torno de I / O não multimídia, todas passando por um link USB 2.0, falta de suporte a 4K, falta de SKUs com mais memória.

Além de mais opções de RAM e novo suporte de exibição, as especificações são uma atualização notável, mantendo o mesmo formato básico com o GPIO de 40 pinos. 

O sistema no chip é um Broadcom BCM2711 com um processador quad-core 1.5GHz Arm Cortex-A72. Ele suporta Wi-Fi 802.11ac e Bluetooth 5.0 para conectividade sem fio. Além disso, possui duas portas USB 3.0 e duas portas USB 2.0.

Upton disse que o suporte do Windows 10 para Raspberry Pi ainda está no ar. Porém, observa que “em algum nível, o Windows é menos interessante do que poderia ter sido há cinco anos”. Isso porque o navegador está se tornando o sistema operacional e o dispositivo funciona bem com o Chromium. Não por acaso, este é o navegador que a Microsoft está usando como base para o  Edge.

De acordo com Upton, a fundação já vendeu 25 milhões de dispositivos Raspberry Pi. Isso gerou um “dividendo de US $ 36 milhões para a fundação, grande parte destinada à caridade.

RASPBERRY PI 4 MODELO B SPECS

  • Sistema-on-a-chip : Broadcom BCM2711;
  • Processador : Processador quad-core de 1.5GHz Arm Cortex-A72;
  • Memória : 1/2 / 4GB de RAM LPDDR4;
  • Conectividade : 802.11ac Wi-Fi / Bluetooth 5.0;
  • Vídeo e som: 2 portas micro-HDMI que suportam monitores 4K @ 60Hz via HDMI 2.0, porta de vídeo MIPI DSI, porta de câmera MIPI CSI, saída estéreo de 4 pólos e porta de vídeo composto;
  • Portas : 2 x USB 3.0, 2 x USB 2.0;
  • Potência : 5V/3A via USB-C, 5V via conector GPIO;
  • Expansibilidade : cabeçalho GPIO de 40 pinos.
Raspberry Pi 4 Modelo B é lançado
Então após três anos de testes, o Raspberry Pi 4 Modelo B vem com até 4 GB de memória. Além disso, USB 3.0, suporte a tela dupla de 4K e CPU e GPU mais rápidas e novas.

Raspbian também é atualizado

Raspberry Pi 4 Modelo B é lançado com novo Raspbian

O responsável pelo projeto, Eben Upton também anunciou o lançamento de uma nova versão do Raspbian, uma distribuição baseada no Debian para os computadores Raspberry Pi. A versão atualizada, é a 2019-06-20, sendo a primeira imagem baseada no lançamento do Debian 10 “Buster”.

Informações sobre o novo Raspbian foram fornecidas como parte do post anunciando o novo Raspberry Pi 4:

Para dar suporte ao Raspberry Pi 4, estamos lançando um sistema operacional radicalmente revisado, baseado no lançamento do Debian 10 ‘Buster’. Isso traz inúmeras melhorias técnicas nos bastidores, junto com uma interface de usuário amplamente modernizada e aplicativos atualizados, incluindo o navegador da Web Chromium 74.

Alguns conselhos para aqueles que estão ansiosos para continuar com o Buster Raspbian imediatamente: nós recomendamos fortemente que você baixe uma nova imagem, ao invés de atualizar um cartão existente. Isso garante que você está começando com um sistema Buster limpo e em funcionamento. Se você realmente quiser tentar atualizar, faça um backup primeiro.

Como de costume, o Raspbian está disponível nas edições “standard”e “lite”.

Aqui estão os links de download : 2019-06-20-raspbian-buster.zip (torrent), 2019-06-20-raspbian-buster-lite.zip (torrent).

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Night Color do KDE migra do Wayland para X11

Night Color do KDE migra do Wayland para X11

CentOS 7 e RHEL 7 têm atualização importante do Kernel

CentOS 7 e RHEL 7 têm atualização importante do Kernel