Notícias

08/11/2021 às 09:00

8 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Raspberry Pi Compute Module 4 compatível com Mainline Linux 5.16

Raspberry Pi Compute Module 4 compatível com Mainline Linux 5.16

O Linux 5.16 é um kernel cheio de ação com uma tonelada de adições e melhorias empolgantes. Somando-se à lista crescente de mudanças que podemos esperar com a v5.16 está o suporte principal para o Raspberry Pi Compute Module 4. Lançado há pouco mais de um ano, o Raspberry Pi Compute Module 4 é uma variante de sistema no módulo do Raspberry Pi 4. Assim, o Raspberry Pi Compute Module 4 agora é compatível com Mainline Linux 5.16


Os produtos Raspberry Pi Compute Module são projetados para aplicações industriais e comerciais que variam de thin clients a soluções de sinalização digital e muito mais. O Compute Module 4 é alimentado por um BCM2711 assim como o Raspberry Pi e se baseia no sucesso das versões anteriores. O CM4 também introduziu um novo fator de forma que leva a um tamanho de módulo menor.

Raspberry Pi Compute Module 4 compatível com Mainline Linux 5.16

Com as recentes mudanças na plataforma/SoC do Arm foi adicionado o suporte ao Compute Module 4. O DeviceTree agora está configurado para o Módulo de computação Raspberry Pi 4 e sua placa de E/S.

Raspberry Pi Compute Module 4 IO Board é uma ferramenta de desenvolvimento inestimável. Expondo todas as interfaces do Compute Module 4, a placa IO fornece uma plataforma de desenvolvimento e design de placa base de referência para o nosso Compute Module mais poderoso de todos os tempos, e também é projetado para integração em produtos finais.

Conformidade

O Módulo 4 do Raspberry Pi Compute passou por extensos testes de conformidade e atende aos padrões exigidos em muitos países. Você pode encontrar todas as informações de conformidade e certificados regionais em pip.raspberrypi.com.

Se você estiver integrando o Compute Module 4 a um produto e precisar de ajuda com a conformidade, o programa de integrador Raspberry Pi pode ajudar: mais informações e detalhes de contato aqui.

O suporte ao Raspberry Pi CM4 foi adicionado como parte desta fusão, agora que funciona com um kernel de linha principal, em vez de exigir qualquer patch/build fora da árvore. Mais informações sobre o Módulo de computação RPi 4 via RaspberryPi.com.

Adições USB para Linux 5.16 incluem AMD Yellow Carp PM, Apple CD321X

Raspberry Pi Compute Module 4

As atualizações USB e Thunderbolt para o kernel Linux 5.16 chegaram. Desta vez, as alterações são menores, mas há duas adições que valem a pena mencionar. Na solicitação de pull de USB/Thunderbolt, Greg Kroah-Hartman resume o trabalho deste ciclo como “nada importante aqui, apenas muitas pequenas limpezas e adições para
novo hardware
.

Na verdade, nenhuma grande adição de USB4 ou outro trabalho empolgante desta vez, mas os dois itens ao percorrer a lista de patches que vale a pena mencionar são:

  • AMD Yellow Carp tem gerenciamento de energia em tempo de execução agora habilitado por padrão para os controladores XHCI. Todos os controladores xHCI com AMD Yellow Carp (que devem ser os APUs móveis Rembrandt) têm gerenciamento de energia em tempo de execução habilitado agora com Linux 5.16 … Um patch importante à frente dos laptops AMD Ryzen de próxima geração. O suporte do Yellow Carp Linux continua a funcionar bem antes do lançamento previsto para o início do próximo ano.
  • No desenvolvimento contínuo do Apple Silicon/Apple M1 no Linux, os mais recentes patches USB de Sven Peter chegaram. Como parte desse trabalho, o código USB Type-C TIPD adiciona suporte para o Apple CD321X. Os chips Apple CD321X se baseiam nos chips TI TPS 6598x e, portanto, apenas algumas mudanças básicas de driver em comparação com o código de driver existente da Texas Instruments. Portanto, com Linux 5.16 mainline, o suporte Apple CD321X deve estar em vigor.

Via Phoronix

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.