in

Raspberry Pi deve ter um desempenho SPI muito melhor no Linux 5.4

Já o Qt 5.14 atinge Alpha com o maior trabalho de renderizador, melhor suporte a HiDPI

Raspberry Pi deve ter um desempenho SPI muito melhor no Linux 5.4+

A SPI (Serial Peripheral Interface) que é solicitada ao kernel Linux normalmente não nos empolga. Porém, isso muda quando se trata de grandes aprimoramentos de desempenho. Assim, existem várias melhorias no desempenho do SPI nesta rodada. No entanto, o mais empolgante é o trabalho realizado no driver Broadcom SPI para o hardware Raspberry Pi. Assim, o Raspberry Pi deve ter um desempenho SPI muito melhor no Linux 5.4.

As alterações de SPI do Linux 5.4 vêm com “um grande aprimoramento de desempenho” para o driver Raspberry Pi. O objetivo é ajudar no desempenho de dispositivos conectados via SPI. Os patches para o driver observam que, quando um chip Ethernet foi conectado ao controlador SPI, houve uma redução de 30us no tempo de ping com as otimizações e uma redução de 2% no tempo de CPU.

Raspberry Pi deve ter um desempenho SPI muito melhor no Linux 5.4

Os monitores SPI e outros dispositivos conectados via SPI também devem se beneficiar com um desempenho mais rápido. A otimização se resume principalmente na limpeza do FIFO RX e no preenchimento zero do TX FIFO.

Mais detalhes sobre este trabalho na solicitação de recebimento do SPI, que também observa o trabalho do driver Freescale, melhorando o desempenho e outras melhorias.

Qt 5.14 atinge Alpha com o maior trabalho de renderizador, melhor suporte a HiDPI

Qt 5.13.1 possui cerca de 500 correções de bugs

A Qt Company anunciou a disponibilidade da versão Qt 5.14 Alpha antes desta atualização de meio ano do kit de ferramentas que deve ser lançada antes do final do ano. O Qt 5.14 também é o penúltimo da série Qt5. Assim, possui uma quantidade crescente de trabalho sendo transferida para o Qt6, que deve estrear no final de 2020.

Entre as mudanças do Qt 5.14, estão:

  • Qt Quick está vendo seu primeiro trabalho no renderizador de cenário independente da API de gráficos. Além do OpenGL, este renderizador suporta Vulkan, Metal e Direct3D 11. O suporte ao Vulkan é certamente empolgante e amadurecerá com o Qt6;
  • Melhor suporte HiDPI dentro da Qt GUI e outras melhorias HiDPI por toda parte;
  • Qt 3D vendo uma revisão da arquitetura de threading;
  • A Qt Multimedia agora suporta o plug-in GSteamer OpenGL;
  • A Qt Network agora pode fornecer monitoramento de conectividade de rede;
  • Atualizado o Qt WebEngine contra o Chromium 77;
  • O Qt Quick Timeline é novo no Qt 5.14.

Detalhes sobre o Qt 5.14 Alpha de hoje via qt.io/blog. Se tudo correr bem, o Qt 5.14.0 será lançado no final de novembro.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

BMW quer que você compre um carro autônomo para fazer amor nele

BMW quer que você compre um carro autônomo para fazer amor nele

Fedora 31 apresenta mais novidades

Fedora 31 apresenta mais novidades