Notícias

08/11/2021 às 11:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Raspberry Pi OS atualiza para Debian 11 Bullseye

Há também Transições de desktop para GTK3 + Mutter.

Raspberry Pi OS atualiza para Debian 11 Bullseye

O Raspberry Pi OS como sistema operacional oficial para os computadores single board Raspberry Pi acaba de receber uma atualização para o Debian 11 “Bullseye”. O Raspberry Pi OS mudou sua base de pacotes do Debian 10 para o Debian 11 agora que a Bullseye está estável e em boa forma nos últimos meses. 


Além de atualizar os pacotes subjacentes com o novo lançamento do Debian, o Raspberry Pi OS concluiu a migração de seus próprios componentes de desktop de GTK2 para GTK3. O desktop Raspberry Pi agora deve estar em boa forma e rodando perfeitamente no GTK3. O Mutter do GNOME também substituiu o Openbox como gerenciador de janelas usado no Raspberry Pi OS.

Estamos trabalhando no lançamento do ‘alvo’ correspondente do Raspberry Pi OS; demorou um pouco mais do que esperávamos, mas agora está disponível. Então, o que há de novo desta vez?

O Debian ‘bullseye’ tem relativamente poucas mudanças importantes que são visíveis aos usuários – existem algumas mudanças ocultas nos sistemas de arquivos e impressão, mas a maioria das mudanças são patches e atualizações para aplicativos e recursos existentes. No entanto, além das mudanças no próprio Debian, a versão ‘bullseye’ do Raspberry Pi OS tem uma série de mudanças significativas no ambiente de desktop e no suporte para o hardware Raspberry Pi.

Todos os componentes e aplicativos da área de trabalho agora estão usando a versão 3 do kit de ferramentas de interface de usuário GTK+. GTK+ é uma camada de software que os aplicativos podem usar para desenhar componentes padrão da interface do usuário (conhecidos como “widgets”), como botões, menus e outros, para que todos os aplicativos tenham uma aparência consistente. Até agora, a maior parte do desktop usava a versão 2 do kit de ferramentas GTK+, mas um número crescente de aplicativos Debian está usando GTK+3, então, para tentar manter as coisas consistentes, atualizamos todo o nosso software e o próprio desktop para o versão mais recente.

Raspberry Pi OS atualiza para Debian 11 Bullseye

Raspberry Pi OS atualiza para Debian 11 Bullseye

O Raspberry Pi OS ainda não está usando o Wayland por padrão, mas com a mudança para GTK3 e Mutter, eles estão avançando nessa direção, mas ainda têm mais trabalho a fazer antes dessa transição.

Esta grande atualização do Raspberry Pi OS também passa a usar o driver do kernel Broadcom KMS por padrão, em vez do driver proprietário anterior, há um novo driver de câmera para o módulo de câmera RPi usando libcamera e muito mais. Aqueles com um Raspberry Pi 4 Rev 6 (modelos de 8 GB e modelos recentes de 2 GB/4 GB) também verão o aumento do clock do modo turbo de 1,5 GHz para 1,8 GHz para oferecer melhor desempenho.

Mais detalhes sobre esta grande atualização do Raspberry Pi OS e downloads em RaspberryPi.com

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.