Raspberry Pi OS recebe novo tema Dark GTK e melhor suporte para Raspberry Pi 5

Esta versão é baseada na série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 12 "Bookworm" e alimentada pelo kernel Linux 6.1.63 LTS.

Claylson Martins
4 minutos de leitura

O sistema operacional Raspberry Pi OS recebe novo tema Dark GTK e melhor suporte para Raspberry Pi 5. A Raspberry Pi Foundation lançou uma nova versão de sua distribuição Raspberry Pi OS para computadores de placa única Raspberry Pi que melhora o suporte para o modelo mais recente do Raspberry Pi 5, um novo tema escuro, atualiza vários aplicativos e adiciona alguns novos recursos.

A nova versão do Raspberry Pi OS, com versão 2023-12-05, traz um novo tema GTK escuro que você pode ativar em Configurações de aparência> Sistema> Escuro, ativa o plug-in Battery Monitor por padrão no painel e adiciona um novo “Preferências da barra de tarefas ”Item de menu para o menu de contexto do botão direito do painel.

Além disso, esta versão harmoniza o tema GTK+2 com o tema GTK+3 para melhorar o suporte para aplicativos Qt, permite o monitoramento de arquivos de tema no plugin pixdecor para carregar alterações em tempo real, aumenta o recarregamento de alterações de tema em tempo real, adiciona uma tradução em alemão às configurações de aparência e restaura o atalho para o site The Magpi no menu principal.

Raspberry Pi OS recebe novo tema Dark GTK e melhor suporte para Raspberry Pi 5

Para o modelo mais recente do Raspberry Pi 5, a nova versão do Raspberry Pi OS adiciona suporte para comutação de porta serial nas rc_guiferramentas raspi-confige e atualiza os aplicativos Mathematica e Scratch 3 para funcionar no novo computador de placa única Raspberry Pi, bem como em instalações ARM de 64 bits.

Entre outras mudanças, Raspberry Pi OS 2023-12-05 adiciona suporte para identificação de telas sensíveis ao toque com strings exclusivas por dispositivo para permitir uma associação correta com dispositivos de exibição, adiciona compatibilidade com monitores Raspberry Pi 1, melhora a renderização do Wayfire e adiciona o binário gpiod ferramentas e python3-venv na edição Raspberry Pi OS Lite.

Raspberry Pi OS recebe novo tema Dark GTK e melhor suporte para Raspberry Pi 5

Vários aplicativos principais também foram atualizados nesta versão, que vem com os navegadores Mozilla Firefox 119 e Chromium 119.0.6045.171 (mas o Firefox 120 será instalado após a primeira inicialização), Thonny 4.1.4 Python IDE, bem como uma nova versão do servidor WayVNC VNC para compositores Wayland baseados em wlroots com suporte aprimorado para conexões criptografadas.

Vários bugs também foram corrigidos para melhorar o suporte para dispositivos de áudio USB, atalhos de teclado de volume, barras de título de janela quando lado a lado, instalações de pacotes DEB locais, atualizações de sistema e plug-in de GPU, bem como para corrigir algumas falhas do gerenciador de janelas.

Para obter mais detalhes, você pode consultar as notas de versão. Raspberry Pi OS 2023-12-05 está disponível para download agora mesmo no site oficial com base na mais recente e melhor série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 12 “Bookworm” e alimentado pela série de kernel Linux 6.1.63 LTS com suporte de longo prazo.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.