Raspberry Pi OS vem com Linux 5.10 LTS e melhora o suporte para Raspberry Pi 400

Raspberry Pi OS vem com Linux 5.10 LTS e melhora o suporte para Raspberry Pi 400

O Raspberry Pi OS oficial agora é alimentado pela mais recente série de kernel com suporte de longo prazo, o Linux 5.10 LTS, e uma nova versão já está disponível para download. A Raspberry Pi Foundation lançou uma nova versão de sua distribuição Raspberry Pi OS (anteriormente Raspbian) para os minúsculos computadores Raspberry Pi, finalmente atualizando o kernel para Linux 5.10 LTS, que traz vários novos recursos e melhorias e é compatível até dezembro de 2022.

O kernel Linux 5.10.17 está incluído na nova versão do Raspberry Pi OS. Do mesmo modo, melhora o suporte para o computador Raspberry Pi 400. Assim, garante que o país do teclado seja lido corretamente no assistente de inicialização. Da mesma forma, adiciona suporte para dispositivos NVMe ao utilitário SD Card Copier e transporta o aplicativo de software recomendado para GTK3 para uma IU mais moderna.

Além disso, a nova versão do Raspberry Pi OS carrega automaticamente o driver de criptografia aes-neon-bs nos modelos ARM64 Raspberry Pi. Assim, vai acelerar o OpenSSL. Por outro lado, ajusta as opções de ordem de inicialização no utilitário raspi-config para mais flexibilidade e atualiza o Thonny IDE para a versão 3.3.5 e adiciona traduções de armênio e japonês a vários pacotes.

Raspberry Pi OS vem com Linux 5.10 LTS

Entre outras mudanças, o Raspberry Pi OS agora não oferece mais opções de vídeo composto na configuração do Raspberry Pi para dispositivos Raspberry Pi 4. Vários problemas também tiveram correção. Entre eles, uma falha que ocorria no plugin de Volume ao usar o teclado. Outro é a mudança de foco entre as janelas no gerenciador de arquivos ao usar o teclado para navegar na visualização do diretório.

Você pode baixar o Raspberry Pi OS 2021-03-04 agora mesmo aqui. Esta compilação tem como base os repositórios de software estáveis ??da série do sistema operacional Debian GNU/Linux 10 “Buster”. Assim, você pode gravá-la em um cartão SD ou driver SSD usando a versão mais recente do utilitário Raspberry Pi Imager.

Raspberry Pi Imager agora permite que você controle recursos avançados do sistema operacional

A Raspberry Pi Foundation lançou uma nova versão de seu utilitário Raspberry Pi Imager. Ele vem com um painel de opções avançadas para permitir que você altere recursos adicionais do sistema operacional. Assim, o Raspberry Pi Imager 1.6 saiu como a versão mais recente e melhor do utilitário oficial de flashing do Raspberry Pi. Ele pode ter uso em todos os principais sistemas operacionais para gravar imagens de sistema operacional projetadas para o minúsculo computador Raspberry Pi.

No entanto, a maior novidade nesta versão é a implementação de um painel de opções avançadas oculto. Acesse usando um atalho de teclado (Ctrl + Shift + X). Este painel de opções avançadas permite controlar recursos adicionais para o sistema operacional em um cartão SD ou unidade SSD.

9to5 Linux

Sair da versão mobile