in

Raspberry Pi recebe driver Vulkan não oficial

Ele executa o Quake III acima de 100 FPS.

Raspberry Pi recebe driver Vulkan não oficial

Algumas semanas atrás, Eben Upton, CEO e fundador do Raspberry Pi, compartilhou informações sobre o driver Vulkan em desenvolvimento para o Raspberry Pi 4. Porém, a chegada de uma versão oficial deve demorar a acontecer. Então, pensando nisso, Martin Thomas, engenheiro da NVIDIA, já desenvolveu e lançou seu próprio driver não oficial da Vulkan chamado ‘RPi-VK-Driver‘. Na verdade, desde janeiro sabíamos que o Raspberry Pi contaria com os drivers Vulkan. No entanto, agora o Raspberry Pi recebe um  driver Vulkan não oficial.

Raspberry Pi recebe driver Vulkan não oficial

O RPi-VK-Driver é um novo driver de GPU que implementa um subconjunto do padrão Vulkan (pelo Khronos Group). A partir de agora, o novo driver Vulkan é compatível apenas com as GPUs Broadcom VideoCore IV que você pode encontrar em todas as versões do Raspberry Pi anteriores ao Pi 4. Portanto, esse driver suporta a versão zero do Raspberry Pi para o modelo 3B +.

Para ter uma visão completa e mais precisa do Vulkan, é uma nova geração de APIs de computação e gráficos (Application Programming Interface). Seu objetivo é fornecer acesso multiplataforma de grande eficiência às GPUs modernas. Assim, você pode tê-lo como uma alternativa ao OpenGL e DirectX.

Raspberry Pi recebe driver Vulkan não oficial

Como Martin Thomas diz, ele vem desenvolvendo esse novo driver RPi-VK para Raspberry Pi nos últimos dois anos. Usando o mesmo driver em seu Raspberry Pi 3 Modelo B +, Thomas também exibiu o jogo Quake III Arena com mais de 100 FPS. Como a placa de vídeo Broadcom VideoCore IV não é realmente adequada para resolução 1080p, ele a executa na resolução 720p.

Thomas mencionou que, em comparação com o driver OpenGL, esse driver RPi-VK oferece mais velocidade com melhor gerenciamento de memória e envio de comandos multiencadeados. Além disso, ele também oferece suporte a novos recursos, como MSAA (Multisample anti-aliasing), sombreadores de montagem de baixo nível e contadores de desempenho. Se você também deseja executar o jogo Quake III no seu Raspberry Pi, confira a novidade do Quake III aqui. Para mais detalhes sobre o RPi-VK-Driver, visite o repositório

GitHub aqui.

Fossbytes