RawTherapee 5.6 chega com suporte pseudo-HiDPI

O RawTherapee é uma aplicação que fornece ferramentas para editar fotos e converter imagens em RAW. Assim, usar o programa significa ter o apoio para suportar um grande número de formatos de arquivo RAW, incluindo câmeras com foveon e sensor de X-Trans. Além disso,  também pode trabalhar com o padrão Adobe DNG e o JPEG, PNG e TIFF (até 32 bits por canal).

Sobre o RawTherapee

O RawTherapee fornece um conjunto de ferramentas para corrigir a reprodução de cores, ajustar o balanço de branco, brilho e contraste, bem como as funções de aprimoramento automático de imagem e redução de ruído.

Da mesma forma, a aplicação implementa vários algoritmos para:

  • normalizar a qualidade da imagem;
  • ajustar a iluminação;
  • remover o ruído;
  • aperfeiçoar os detalhes;
  • ajustar sombras desnecessárias, bordas e perspectivas;
  • remover automaticamente pixels quebrados e alterar a exposição, nitidez;
  • Remova arranhões e traços de poeira.

O RawTherapee é baseado no conceito de edição não-destrutiva, similar a alguns outros programas de processamento RAW.

E isso ocorre porque os ajustes feitos pelo usuário não são aplicados imediatamente à imagem. No entanto, os parâmetros são salvos em um arquivo de configuração separado. Assim, em qualquer caso, o usuário pode ver o efeito de todas as configurações em uma prévia da janela.

Os ajustes reais da imagem são aplicados durante o processo de exportação. O RawTherapee pode trabalhar com arquivos RAW de câmeras digitais e com imagens no formato convencional.

Quando ele lê arquivos RAW, ele o faz através do programa dcraw, apenas para convertê-lo em uma imagem para processamento posterior.

Devido a isso, o RawTherapee aceita todos os formatos suportados pelo dcraw, que é constantemente atualizado para suportar novas câmeras digitais.

Além disso, o RawTherapee suporta os seguintes formatos de imagem:

  • JPEG
  • TIFF
  • PNG

O código do projeto é escrito em C ++ usando o GTK + e distribuído sob a licença GPLv3.

O que há de novo no RawTherapee 5.6?

Nesta nova versão do RawTherapee 5.6 destaca-se como principal característica o suporte para o modo pseudo-HiDPI. Ele permite dimensionar a interface para diferentes tamanhos de tela.

A escala muda automaticamente de acordo com o DPI, o tamanho da fonte e a configuração da tela. Por padrão, esse modo está desativado. Então para ativá-lo vá em Preferências> Geral> Aparência.

Outra alteração que foi introduzida nesta nova versão é uma nova guia Favoritos, na qual você pode mover ferramentas usadas com frequência e que gostaria de ter sempre à mão.

Além disso, os desenvolvedores do RawTherapee trabalharam duro nessa nova versão, já que fizeram várias otimizações de desempenho para o aplicativo.

Já que alguns problemas com diálogos de rolagem continuam ao usar as versões do GTK + de 3.24.2 para 3.24.6 (o GTK + 3.24.7+ é recomendado). O trabalho também requer agora librsvg 2.40+.

Por outro lado, o perfil de processamento “Sem clipes” foi adicionado, o que facilita salvar uma imagem, deixando os dados em todo o intervalo de tons.

Na configuração (Preferences> Performance), foi possível cancelar o número de partes da imagem processada em um thread separado.

Como baixar e instalar a nova versão do RawTherapee 5.6?

Para quem quiser obter esta nova versão do RawTherapee 5.6, deve visitar o site oficial, onde eles podem encontrar os diferentes instaladores do aplicativo (Windows, Mac e Linux).

Então, para o caso do “Linux”, podemos obter essa nova versão baixando o AppImage.

Isso pode ser feito abrindo um terminal e executando o seguinte comando:

wget-O RawT.AppImage https://rawtherapee.com/releases_head/linux/RawTherapee-releases-5.6-20190420.AppImage

Uma vez feito o download, devemos dar a ele permissões de execução com:

sudo chmod +x RawT.AppImage

Assim, após isso, podem executar o aplicativo clicando duas vezes no arquivo ou no terminal com:

./RawT.AppImage
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile