Recorde: uso do Steam no Linux atinge quase 2% em julho. Participação de mercado é maior do que o macOS da Apple

Número de usuários está crescendo mês a mês.

O Linux finalmente deslanchou como sistema operacional? Pelos números que vêm sendo apresentados, a resposta parece ser sim. Em julho, tivemos mais um recorde e o uso do Steam no Linux atinge quase 2%, uma participação de marcado maior do que o macOS da Apple.

Os resultados da Pesquisa Steam de julho de 2023 acabaram de ser publicados e apontam para um grande e inesperado salto no mercado de jogos Linux. De acordo com esses novos números da Valve, a base de clientes Linux é de até 1,96%, ou um salto de 0,52% em relação a junho! É um grande salto, normalmente movendo-se apenas 0,1% ou mais em qualquer direção na maioria dos meses.

Também está perto de um recorde histórico em termos percentuais, desde os primeiros dias do Steam no Linux, quando tinha cerca de 2% de participação no mercado mas naquela época o tamanho do cliente Steam em números absolutos era muito menor uma década atrás do que é agora. Portanto, se os números percentuais forem precisos, este é provavelmente o maior em termos absolutos que a participação no mercado de jogos Linux já foi.

Uso do Steam no Linux bate recorde e atinge quase 2% em julho.

Ao analisar o detalhamento do Steam Linux, o SteamOS Holo que alimenta o Steam Deck agora representa cerca de 42% de todos os jogadores do Linux no Steam.

Enquanto isso, a participação de mercado da CPU AMD entre os jogadores de Linux atingiu 69%.

Participação de mercado é maior do que o macOS da Apple

Os resultados da Pesquisa Steam de julho mostram que o Windows 10 de 64 bits perdeu 1,56% do mercado e o Linux ganhou 0,52% disso. Esta também é a primeira vez que o mercado de jogos Linux supera o Apple macOS no Steam!

Com os números mensais do SteamOS / Steam Deck não mostrando nenhum ganho magnífico, estou curioso sobre esse aumento de 0,5% para jogos Linux em geral e se é genuíno.

A explicação provável é quando olhamos para a demografia e vemos o Steam por usuários chineses caindo 3,4%, enquanto o uso do inglês aumentou 3,4%. Os jogadores chineses e as diferenças de relatórios influenciaram amplamente as estatísticas do Steam nos meses anteriores. Este pode ser o caso novamente aqui. De qualquer forma, é bastante interessante ver os números deste mês e, potencialmente, haver mais jogadores Linux agora (graças em grande parte ao Steam Deck …) do que Apple macOS no Steam.

Os resultados da pesquisa deste mês podem ser encontrados aqui.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile