Tutoriais

06/12/2019 às 15:30

3 min leitura

Avatar Autor
Por Emanuel Negromonte

Como recuperar a senha ROOT e ainda criptografada no Linux!

Como recuperar a senha ROOT e ainda criptografada no Linux!

Se você esqueceu a sua senha root do Linux e ela esta criptografada não se assuste, veja como recuperar. Tudo o que você vai precisar é de um CD Live e alguns minutos. O segredo é apenas alterar o arquivo /etc/shadow e vou explicar como fazer, em alguns casos você pode deparar-se com uma montagem de partição somente leitura, mas para que isso não ocorra você deve montar e desmontar, quando estiver usando o live cd lembre-se de entrar em modo root e só assim montar a partição. Neste artigo, saiba como recuperara senha ROOT criptografada no Linux.


Saiba como recuperar a senha ROOT criptografada no Linux!

Para desmontar use o comando umount /dev/hda2 (no meu caso /dev/hda2 é a minha partição troque pela sua partição). Lembre-se que vamos usar o sudo em todos os comandos!

Para montar use o comando:

mount /dev/hda2 /mnt/hda2_su

Agora vamos montar a partição root:

/mnt/hda2_su

Muito cuidado na hora de manusear estes arquivos, você pode confundir com a partição do CD Live que você esteja usando.
Após montar no meu root o caminho para montagem ficou assim:

/mnt/hda2_su/etc/shadow
Para que você possa apagar a senha criptografada do root, entre no arquivo shadow, procure a linha do root e apague todos os caracteres entre o primeiro “:” (dois pontos) e o último.

Veja no exemplo:

Linha original sem alteração:

root:$1$ERTERY$SDFsfwRERTERDgdfgrt1:19956:0:89898:7:::
Linha modificada (sem a senha):

root::19956:0:89898:7:::

A sua senha não justamente os caracteres alfanuméricos que apagamos, agora basta reiniciar e fazer login como root após login abra o terminal e execute o comando passwd para alterar a senha imediatamente, afinal apagamos e neste momento o seu sistema estará sem senha root até você definir. Esperamos que você tenha conseguido recuperar a sua senha ROOT.

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.