Recurso do Vision Pro pode dispensar lentes de prescrição no futuro

Talvez você não precise de lentes de prescrição para futuros produtos Apple Vision

Como todos já devem saber, o Vision Pro não é grande o suficiente para acomodar óculos, então os usuários precisarão de lentes de prescrição (grau). Mas nem sempre é esse o caso, pelo menos é o que aponta uma nova patente da Apple, que descreve uma maneira de ajustar eletricamente os monitores para se adequarem à sua visão.

Lentes de prescrição para o Apple Vision Pro são necessárias mesmo?

O sistema que a Apple descreve é feito de forma dinâmica, para que possa corresponder efetivamente a uma prescrição diferente para cada olho, e também permitir alternar o mesmo dispositivo entre vários usuários com prescrições diferentes.

Alguns fones de ouvido AR/VR têm espaço suficiente dentro da caixa para acomodar pelo menos alguns óculos, mas a Apple optou por manter a unidade o mais fina possível, o que significa que não há espaço para óculos. Aqueles que normalmente usam óculos precisarão comprar lentes de prescrição por um custo extra. Embora tenham custado significativamente menos do que alguns previram, ainda são uma despesa adicional para um produto já caro, com a Apple aparentemente também tomando medidas para bloquear o uso de inserções de terceiros .

Visores eletricamente ajustáveis

Mas uma patente recentemente concedida à Apple sugere que lentes graduadas nem sempre serão necessárias para os produtos Apple Vision. Patentemente, a Apple identificou a patente, que descreve o uso de telas ajustáveis eletricamente.

Os óculos podem ser usados por um usuário e podem incluir uma ou mais lentes ajustáveis, cada uma alinhada com um respectivo olho do usuário. Por exemplo, uma primeira lente ajustável pode alinhar-se com o olho esquerdo do usuário e uma segunda lente ajustável pode alinhar-se com o olho direito do usuário.

Cada uma das primeira e segunda lentes ajustáveis pode incluir uma ou mais células de cristal líquido ou outro material óptico modulado por voltagem. Cada célula de cristal líquido pode incluir uma camada de material de cristal líquido interposta entre substratos transparentes.

Os circuitos de controle podem aplicar sinais de controle a um conjunto de eletrodos na célula de cristal líquido para ajustar um perfil de fase do material de cristal líquido.

A patente explica posteriormente que “perfil de fase ajustável” é outra maneira de dizer ‘potência de lente ajustável’. Outros termos também podem ser usados. A Apple diz que essa abordagem poderia ser usada até mesmo para versões de alta tecnologia de óculos simples, bem como para dispositivos AR/VR.

Os óculos podem ser usados exclusivamente para correção da visão (por exemplo, os óculos podem ser um par de óculos) ou os óculos podem incluir monitores que exibem realidade virtual ou conteúdo de realidade aumentada (por exemplo, os óculos podem ser um monitor montado na cabeça). Em sistemas de realidade virtual ou de realidade aumentada, componentes de lentes ajustáveis podem ser usados para mover conteúdo entre planos focais a partir da perspectiva do usuário. Arranjos em que os óculos são óculos que não incluem visores são por vezes descritos aqui como um exemplo ilustrativo.

Vale apenas lembrar que a Apple patenteia muito mais coisas do que nunca transformadas em produtos, mas esta certamente parece ser uma adição interessante a qualquer futuro produto Apple Vision.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile