Recursos do iOS 16 que o Android já disponibiliza há algum tempo

A versão mais recente do sistema operacional do iPhone traz vários recursos interessantes

Jardeson Márcio
5 minutos de leitura

A Apple anunciou o iOS 16 no seu evento WWDC deste ano. Essa atualização do seu sistema operacional para iPhones trará muitos recursos interessantes, como segmentação de imagem para papéis de parede da tela de bloqueio, a capacidade de cortar assuntos em imagens usando aprendizado de máquina e notificações em tempo real na tela de bloqueio e muito mais. No entanto, alguns dos recursos inseridos no iOS 16, já fazem parte do ecossistema Android há algum tempo.

recursos-do-ios-16-que-o-android-ja-disponibiliza-ha-algum-tempo

Recursos do iOS 16 já presentes no Android

Legendas ao vivo

Talvez um dos recursos mais interessante do iOS 16 seja o Live Captions (Legendas ao vivo), com a Apple anunciando transcrições em tempo real para conversas, áudio e vídeos. Isso é idêntico à funcionalidade Live Caption do Google (estreando em 2019), que usa aprendizado de máquina no dispositivo para transcrever qualquer áudio reproduzido no dispositivo.

A Apple também anunciou que o iOS 16 suporta Live Captions para chamadas Facetime. Pelo que vale, a solução do Google já suporta chamadas telefônicas, videochamadas e mensagens de áudio em geral. De qualquer forma, estamos felizes em ver as duas plataformas agora oferecendo esse recurso útil de acessibilidade.

Widgets da tela de bloqueio

A adição de widgets de tela de bloqueio, permite que você veja informações como clima, eventos, fusos horários e alarmes na tela bloqueada. Você pode até ter várias telas de bloqueio vinculadas a diferentes perfis de foco.

Os widgets da tela de bloqueio foram lançados no Android em 2012 com a chegada do Android 4.2. Isso realmente permitiu que você adicionasse um relógio, calendário e outros elementos à tela de bloqueio. Infelizmente, o Android 5.0 removeu quase completamente esse recurso. No entanto, os gostos do One UI da Samsung ainda oferecem uma seleção predeterminada de widget.

Biblioteca de fotos compartilhada

O Google Fotos oferece há muito tempo a funcionalidade de fotos compartilhadas, permitindo que você compartilhe álbuns com seus entes queridos e permita que eles adicionem suas próprias fotos à coleção. O serviço do Google também permite adicionar fotos a um álbum por rosto, para você poder adicionar automaticamente todos os snaps de sua avó em um álbum, se desejar. Ele ainda sugere contatos para compartilhamento com base em quem está na foto.

Este é outro conceito que a Apple pegou do Google com o iOS 16, embora com alguns ajustes próprios. A funcionalidade de biblioteca de fotos compartilhadas do iCloud agora permite que você compartilhe sua biblioteca de fotos e vídeos com até cinco outras pessoas. Mas também segue o Google Fotos, permitindo que esses usuários adicionem seu próprio conteúdo à biblioteca. Você também pode escolher o que adicionar a uma biblioteca com base em uma data de início ou nas pessoas apresentadas nos snaps.

Traduzir a câmera

Os dispositivos da Apple poderão acessar a funcionalidade de tradução da câmera no aplicativo Tradutor de origem no iOS 16, permitindo que você aponte sua câmera para o texto para obter traduções.

Os dispositivos Android têm esse recurso há anos por meio do aplicativo Google Translate, permitindo que você aponte a câmera do telefone para o texto para obter uma tradução sobreposta no visor ao vivo.

Desfazer/agendar o envio de e-mails

A Apple também anunciou a capacidade de desfazer o envio de e-mails em seu aplicativo Mail, juntamente com a capacidade de agendar o envio de um e-mail. O primeiro é particularmente útil se você perceber que cometeu um erro de digitação ou enviou o e-mail para a pessoa errada.

Ambos os recursos apareceram no Gmail há algum tempo. Na verdade, desfazer envio foi anunciado pela primeira vez como um recurso experimental em 2009. De qualquer forma, essas funções estão disponíveis no Gmail para Android, PCs e iOS.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.