Red Hat anuncia driver gráfico GSP Nova

Ele é baseado em Rust para GPUs NVIDIA. A promessa é ter mais segurança de memória oferecida pela linguagem de programação Rust.

A Red Hat anuncia o driver gráfico GSP Nova, baseado em Rust e como foco em GPUs Nvidia. Assim, a empresa espera dar maior segurança aos usuários. Assim, a Red Hat começa a desenvolver um novo driver gráfico de código aberto. A expectativa é de que ele se torne o sucessor do driver de código aberto Nouveau para placas gráficas NVIDIA baseadas em firmware GSP

Assim, o driver gráfico Nova é um driver GSP (GPU System Processor) inteiramente escrito na linguagem de programação Rust e visa ser muito mais simples e fácil de manter do que o Nouveau, enquanto se beneficia de mais segurança de memória oferecida pelo Rust.

“Com a Nova, vemos a chance de diminuir significativamente a complexidade do piloto em comparação com o Nouveau por dois motivos”, disse Danilo Krummrich, engenheiro de software sênior da Red Hat. “Primeiro, a arquitetura histórica do Nouveau, especialmente em torno de nvif/nvkm, é bastante complicada e inflexível e requer um grande retrabalho para resolver certos problemas, e segundo, com um driver somente GSP, não há necessidade de manter a compatibilidade com o código pré-GSP.”

Red Hat anuncia driver gráfico GSP Nova

Com a Nova, a Red Hat espera contribuir para os esforços do Rust no kernel Linux. Além disso, atrair mais desenvolvedores para se envolverem neste driver gráfico de código aberto para GPUs NVIDIA. A Red Hat quer desenvolver seu driver gráfico Nova upstream no kernel Linux, começando com apenas um stub de driver que só faz uso de algumas abstrações básicas do Rust, mas eles primeiro precisam lidar com as abstrações de ligação C ausentes para a infraestrutura integral do kernel.

Mais detalhes sobre a Nova e o trabalho em andamento para upstream do driver gráfico estão neste anúncio da lista de discussão. Mas não é apenas a Red Hat que trabalha em um substituto para o Nouveau. A Collabora promoveu recentemente seu driver gráfico de código aberto NVK para GPUs NVIDIA para o canal estável. Ele estará disponível como parte da próxima pilha de gráficos Mesa 24.1.

Tanto a Nova quanto a NVK são mais do que bem-vindos em substituição ao Nouveau. Este é antigo e não tem muita manutenção nos dias de hoje. O objetivo final aqui, pelo menos para a NVK, não é apenas fornecer um driver gráfico básico para GPUs NVIDIA em sistemas onde o driver gráfico proprietário da NVIDIA não está por padrão. É fornecer aos usuários do Linux um substituto melhor para o driver da NVIDIA para jogos.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile