Red Hat desenvolve novos utilitários xwayland-run e wlheadless-run

Confira as novidades da distribuição Linux.

Claylson Martins
2 minutos de leitura

A equipe responsável pela distribuição Red Hat está desenvolvendo novos utilitários xwayland-run e wlheadless-run. Como parte dos planos da Red Hat para evitar o envio do servidor X.Org no RHEL10, Olivier Fourdan da equipe gráfica da Red Hat anunciou seu trabalho em um novo utilitário auxiliar xwayland-run com os utilitários wlheadless-run e xwfb-run.

Como parte do trabalho de Olivier Fourdan para tornar o modo rootful do XWayland útil e inspirado no script xvfb-run iniciado pelo Debian para executar um cliente/comando específico em um servidor X.Org virtual, ele começou a desenvolver o xwayland-run.

O uso de xwayland-run pode ser feito para executar o XWayland rootful em um compositor Wayland sem cabeça como um substituto para o uso existente do Xvfb. Isso também serve como um utilitário conveniente para executar clientes X11 em sua própria instância rootful XWayland.

Red Hat desenvolve novos utilitários xwayland-run e wlheadless-run. Ele resume esses novos utilitários como:

  • xwayland-run, para gerar um cliente X11 dentro de sua própria instância rootful Xwayland dedicada,
  • wlheadless-run para executar um cliente Wayland em um conjunto de compositores sem cabeça Wayland suportados,
  • xwfb-run, uma combinação das outras duas ferramentas acima para ser usado como um substituto direto especificamente para xvfb-run.

Até agora, xwayland-run/wlheadless-run/xwfb-run oferece suporte aos compositores Weston, Cage, GNOME Mutter e GNOME-Kiosk, mas está aberto para oferecer suporte a compositores adicionais.

Olivier Fourdan, da Red Hat, tem trabalhado recentemente para 
melhorar a experiência root do XWayland e, por sua vez, começou a hackear este novo utilitário Python executado pelo xwayland.

Esta nova família de utilitários administrada pela xwayland foi anunciada na lista de discussão da Wayland.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.