Notícias

23/11/2021 às 09:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Rede Tor está ficando sem “pontes” para contornar a censura e oferece presentes se você colaborar criando uma

Rede Tor está ficando sem “pontes” para contornar a censura e oferece presentes se você colaborar criando uma

A rede Tor está ficando sem disponibilidade de bridges (pontes) para ofertar aos usuários na tentativa de contornar a censura e, para resolver isso, oferece presentes se você colaborar criando uma delas. Então, o Projeto Tor lançou uma campanha pedindo ajuda para aumentar o número de bridges disponíveis na rede privada, já que atualmente são muito poucas e podem acabar sendo bloqueadas em sua totalidade, principalmente em sites onde os usuários dependem da rede para evitar censura.


As pontes Tor são basicamente repetidores que não estão listados no diretório Tor público, eles são especialmente úteis para usuários que se conectam a partir de sites sob regimes opressores onde governos e ISPs tentam bloquear o acesso à rede Tor.

Rede Tor está ficando sem “pontes” para contornar a censura e oferece presentes se você colaborar criando uma. Então, crie uma ponte Tor e ganhe uma camiseta

Red Tor está ficando sem

Atualmente a rede Tor possui aproximadamente 1200 bridges, das quais 900 suportam o protocolo obfs4, uma camada de ofuscação dos protocolos TCP que tem como objetivo evitar que terceiros saibam qual protocolo está sendo utilizado com base no conteúdo das mensagens.

O objetivo da campanha ‘Run a Bridge’ é aumentar esses números, trazendo mais de 200 pontes usando obfs4 antes do final do ano. A campanha terminará em 7 de fevereiro de 2022. Se você deseja colaborar, o Tor oferece instruções detalhadas de como iniciar uma bridge. Porém, não é exatamente fácil, mas pelo menos não requer muitos recursos de sua máquina ou largura de banda, e você estará colaborando com uma causa importante.

Além disso, a organização está oferecendo algumas recompensas para aqueles que se atrevem a andar de ponte ou mais. Por exemplo, se você administrar 10 pontes por pelo menos um ano, elas lhe darão um kit com um moletom, duas camisetas e um pacote de adesivos.

Também há recompensas por andar 5, 2 ou uma única ponte. Se você montar apenas uma, entrará na loteria para ganhar uma camiseta. Se você não tem o conhecimento técnico para construir uma ponte, mas quer ajudar de qualquer maneira , você pode fazer coisas como:

  • Execute um proxy do Snowflake. Você não precisa de um servidor dedicado e pode executar um proxy simplesmente instalando uma extensão em seu navegador. A extensão está disponível para Firefox e Chrome. Você não precisa se preocupar com os sites que as pessoas acessam por meio do seu proxy. O endereço IP de navegação visível deles corresponderá ao nó de saída do Tor, não ao seu.
  • Você pode fazer uma doação para o Projeto Tor.
  • Você pode ajudar a traduzir os materiais e documentação do Tor, incluindo informações sobre como configurar uma ponte.
  • Ou você pode simplesmente compartilhar seu apoio à operação e uso de pontes Tor nas redes sociais.

Via mixx.io/Genbeta

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.