No último dia 27 de março de 2025, a Meta anunciou uma novidade para os usuários do Instagram: a possibilidade de avançar os vídeos no Reels, similar ao que o TikTok já oferece. O novo recurso visa melhorar a experiência de navegação de quem consome conteúdo de forma rápida na plataforma.
Instagram adiciona recurso de avanço rápido nos vídeos do Reels, semelhante ao TikTok

Nos últimos anos, tanto o TikTok quanto o Instagram Reels aumentaram significativamente a duração máxima de seus vídeos. Inicialmente, os vídeos no Reels tinham apenas 15 segundos, mas agora, com a popularização do formato, os usuários podem publicar vídeos que duram vários minutos. Com esse aumento de tempo, muitos começaram a sentir a necessidade de avançar ou pular partes do vídeo para melhorar a experiência.
Com a atualização mais recente, o Instagram passou a oferecer uma função que permite aos usuários avançar os vídeos do Reels. Agora, ao assistir a um vídeo, basta pressionar e segurar qualquer lado da tela para que o conteúdo seja reproduzido em velocidade 2x, permitindo que os usuários naveguem mais rapidamente pelos vídeos.
Impactos na experiência de usuários e criadores
Embora esse novo recurso seja bem-vindo por muitos usuários, especialmente aqueles que preferem consumir conteúdo de maneira mais acelerada, ele pode gerar preocupações entre criadores de conteúdo. Alguns podem temer que a possibilidade de avançar os vídeos diminua a atenção dos espectadores em vídeos mais longos ou em conteúdos que exigem maior concentração.
Novidades adicionais no Instagram
Além disso, o Instagram está trabalhando em um novo aplicativo de edição de vídeo para dispositivos móveis, o “Edits”, que deve competir diretamente com o CapCut, aplicativo popular do TikTok. Embora a Meta tenha anunciado o lançamento do Edits para este mês, a companhia adiou a data novamente, o que mantém os usuários aguardando mais novidades.
Por fim, o Instagram segue disponível para download gratuito na App Store. Para ter acesso a essa e outras funcionalidades, basta garantir que a versão mais recente do aplicativo esteja instalada.