Elon Musk parece ficar cada vez mais enrolado com a compra do Twitter, da qual já desistiu. Depois de fazer uma oferta para comprar a empresa, assinando um termo de compromisso inclusive, o bilionário voltou atrás e desistiu da compra. No entanto, agora enfrenta um processo movido pelo Twitter que, insiste no cumprimento da compra. Agora, por exemplo, os acionistas da empresa aprovaram a oferta de Musk (mesmo ele já tendo desistido dela).
A compra do Twitter por Elon Musk
A compra do Twitter por Elon Musk tem sido turbulenta e problemática. O que inicialmente parecia uma compra tranquila pelo CEO da SpaceX e da Tesla acabou sendo o incidente incitante de uma batalha legal decorrente de ele querer desistir de comprar a empresa.
Como o Twitter está se preparando para uma batalha judicial para encerrar essa situação, os acionistas da empresa já aprovaram a oferta de compra como um movimento preliminar.
De acordo com a CNN (Via: Android Police), a maioria dos acionistas do Twitter votou para aprovar a proposta de aquisição proposta por Elon Musk. Apesar das inúmeras tentativas do bilionário de rescindir o acordo, o Twitter pressionou seus acionistas a aceitar a oferta e, como resultado, era esperada uma ampla margem de aprovação.
O pretexto de Musk para rescindir o acordo foi baseado no Twitter supostamente subestimando ou ocultando estatísticas sobre spam e bots e as declarações apresentadas pelo denunciante Peiter “Mudge” Zatko, que testemunhou diante de um comitê do Senado dos Estados Unidos horas antes da votação, lembra o Android Police.
Musk não é dono do Twitter, pelo menos não ainda (talvez nunca seja)
Embora a aquisição tenha sido aprovada, isso não significa que o Twitter pertença a Musk. Em vez disso, preparará o cenário para uma briga legal entre o bilionário e a empresa que ele pensou brevemente em comprar.
Musk vem tentando rescindir o acordo sob os argumentos que ele fez, enquanto o Twitter quer fechar o acordo independentemente e honrar o acordo. De acordo com a empresa, os argumentos e reclamações de Musk são apenas uma desculpa para desistir da compra.
O julgamento dessa ação deve ocorrer em outubro no Tribunal de Chancelaria de Delaware, onde cada lado argumentará sua versão das coisas e buscará um resultado a seu favor.
Por enquanto, o destino do Twitter permanece um mistério. Levará meses até sabermos se a empresa permanecerá negociada publicamente ou se Musk será forçado a fechar o acordo e se tornar seu novo proprietário.
Caso decida manter o acordo, Musk deverá desembolsar US$ 44 bilhões (pouco mais de R$ 227 bi) que ele inicialmente concordou em pagar.