O WhatsApp é um dos aplicativos de comunicação mais populares no Brasil. No entanto, ele não está disponível em todos os lugares. O que o torna atraente para qualquer pessoa preocupada com privacidade e segurança – ou seja, criptografia de ponta a ponta – é a mesma coisa que faz com que alguns países bloqueiem o acesso a ele. Entretanto, a partir de agora, o WhatsApp adiciona suporte a proxy para ajudar os usuários a contornar bloqueios.
Para ajudar as pessoas cujos governos lhes negam acesso ao WhatsApp, o aplicativo agora oferece suporte a proxy. Além de ser útil para qualquer pessoa cuja internet seja censurada ou controlada, o suporte para conexões proxy também pode ser útil em caso de desligamentos da internet.
O WhatsApp diz que a chegada do suporte de proxy é uma resposta às conexões de internet interrompidas, como as que ocorreram no Irã. Acrescenta que “esperamos que esta solução ajude as pessoas onde quer que haja necessidade de comunicação segura e confiável”.
Anunciando a novidade, a empresa diz :
Estamos cientes de que, assim como comemoramos o início de 2023 por meio de mensagens de texto ou ligações privadas, muitas pessoas continuam sem a capacidade de entrar em contato com seus entes queridos devido ao desligamento da Internet. Para ajudar, estamos lançando hoje o suporte de proxy para usuários do WhatsApp em todo o mundo. Isso significa que estamos colocando nas mãos das pessoas o poder de manter o acesso ao WhatsApp se a conexão for bloqueada ou interrompida.
A escolha de um proxy permite que você se conecte ao WhatsApp por meio de servidores criados por voluntários e organizações de todo o mundo dedicadas a ajudar as pessoas a se comunicarem livremente.
WhatsApp adiciona suporte a proxy para ajudar os usuários a contornar bloqueios
O WhatsApp continua destacando:
“A conexão via proxy mantém o alto nível de privacidade e segurança que o WhatsApp oferece. Suas mensagens pessoais ainda serão protegidas por criptografia de ponta a ponta – garantindo que elas permaneçam entre você e a pessoa com quem você está se comunicando. com e não são visíveis para ninguém no meio, nem para os servidores proxy, WhatsApp ou Meta”.
Informações sobre como configurar um proxy estão disponíveis aqui.
Há também um guia de como acessar o WhatsApp por proxy aqui.
Encontrar um servidor proxy
Se você tem acesso à internet, é possível procurar servidores proxy criados por fontes confiáveis em redes sociais ou em sites de pesquisa.
Conectar o WhatsApp a um servidor proxy no Android
- Verifique se você está usando a versão mais recente do WhatsApp.
- Na aba Conversas, toque em Mais opções > Configurações.
- Toque em Armazenamento e dados e, em seguida, em Servidor proxy.
- Toque em Usar servidor proxy.
- Toque em Definir servidor proxy e insira o endereço do servidor.
- Toque em Salvar.
- Um sinal será exibido se for possível estabelecer a conexão.
- Caso você ainda não consiga enviar ou receber mensagens no WhatsApp depois de definir um servidor proxy, é possível que o servidor tenha sido bloqueado. Toque e segure o endereço do servidor proxy bloqueado para apagá-lo. Em seguida, insira o endereço de outro servidor proxy e tente novamente.
Conectar o WhatsApp a um servidor proxy no iPhone
- Verifique se você está usando a versão mais recente do WhatsApp.
- No WhatsApp, toque em Configurações.
- Toque em Armazenamento e dados e, em seguida, em Servidor proxy.
- Toque em Usar servidor proxy.
- Insira o endereço do servidor proxy e, em seguida, toque em Salvar para se conectar ao WhatsApp.
- Um tique será exibido se for possível estabelecer a conexão.
- Caso você ainda não consiga enviar ou receber mensagens no WhatsApp depois de definir um servidor proxy, é possível que o servidor tenha sido bloqueado. Experimente usar o endereço de outro servidor proxy e tente novamente.
Observação: seu endereço IP ficará visível para o provedor do servidor proxy. Os servidores proxy são oferecidos por terceiros, e não pelo WhatsApp.
Se você tem interesse em ajudar as pessoas a estabelecer a conexão com o WhatsApp, saiba como criar um servidor proxy neste artigo.