O WhatsApp introduziu há alguns meses uma nova opção chamada “Visualizar uma vez” para permitir que os usuários enviem fotos e vídeos que desaparecem após serem abertos. Mesmo sendo de única visualização, ainda era possível fazer uma captura de tela. Ou seja, um recurso sem garantia de privacidade. No entanto, agora, o WhatsApp bloqueará capturas de tela para imagens e vídeos de visualização única.
Esse novo recurso é semelhante ao que já temos no Snapchat e Instagram, por exemplo, que avisam quando uma captura de tela é feita. O WhatsApp quer levar esse recurso ainda mais longe, desta vez bloqueando capturas de tela e gravações de tela para imagens e vídeos “Visualizar uma vez”.
WhatsApp para bloquear capturas de tela para algumas mídias
Conforme observado pelo WABetaInfo (Via: 9to5Mac), que é conhecido por destacar o que há de novo nos betas do WhatsApp, a última versão beta do WhatsApp disponível no TestFlight para usuários do iPhone bloqueia capturas de tela e gravações de tela para conteúdo enviado com a opção “Ver uma vez”.
Se alguém tentar fazer uma captura de tela enquanto visualiza uma mídia “Visualizar uma vez”, o WhatsApp agora mostra uma mensagem dizendo que a captura foi “bloqueada para maior privacidade”.
Assim, a captura de tela ou gravação de tela final também mostrará esse alerta em vez do conteúdo real, que protege o usuário que enviou a imagem ou o vídeo. Isso aumenta a privacidade.
Disponibilidade do recurso
O novo recurso está disponível para usuários que executam o WhatsApp beta 22.21.0.71 (build 405622068). Vale ressaltar que não há como desabilitar a nova opção de privacidade, que se tornará um padrão para os usuários do WhatsApp assim que estiver disponível para todos.
No entanto, os planos do WhatsApp de lançar esta atualização com bloqueio de captura de tela para o público permanecem desconhecidos. De quqlquer forma, ele deve ser lançado nas próximas semanas.
Mais novos recursos chegando ao WhatsApp
As versões beta mais recentes do aplicativo também adicionam a capacidade de criar enquetes interativas. Mais recentemente, o WhatsApp também anunciou que os usuários agora podem criar links para convidar outras pessoas para participar de uma chamada, assim como Zoom e FaceTime.
A empresa também está trabalhando em um novo aplicativo macOS baseado no aplicativo para iPhone, graças à tecnologia Catalyst, para que o aplicativo seja executado mais rapidamente e use menos recursos de hardware.
Embora o novo aplicativo WhatsApp para Mac ainda esteja disponível como software beta, os usuários do Windows agora podem baixar o novo aplicativo WhatsApp nativo.