WhatsApp deve implementar um recurso para filtrar conversas por meio de listas personalizadas

Imagem com logomarca do WhatsApp

O WhatsApp vem adicionando muitos recursos nos últimos tempos e, muitos deles, essenciais. Na semana passada, por exemplo, soubemos que o WhatsApp estava desenvolvendo um recurso para permitir que os usuários adicionem pessoas e chats em grupo a listas. Agora, chegou a informação de que o WhatsApp está trabalhando para permitir o usuário filtrar conversas por meio dessas listas personalizadas.

Recurso para filtrar conversas por meio de listas personalizadas será adicionado ao WhatsApp

Essa revelação vem do WABetaInfo (Via: GSMArena), que também compartilhou capturas de tela mostrando como os usuários do WhatsApp podem filtrar conversas por meio de listas personalizadas. Os rótulos para as listas personalizadas aparecerão ao lado dos rótulos atuais de “Todos”, “Não lidos” e “Grupos” no aplicativo. O nome do filtro será o mesmo da lista e, ao clicar nele, você verá os chats individuais e em grupo associados a essa lista.

Imagem com celulares com WhatsApp

Esse recurso foi descoberto no aplicativo beta do WhatsApp para Android, com número de versão 2.24.18.16. No entanto, como ainda está em desenvolvimento, não está disponível nem para usuários beta. Mas você pode esperar que ele chegue para todos no canal beta nas próximas semanas antes de obter um lançamento público.

O WhatsApp

WhatsApp é um aplicativo multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones. Além de mensagens de texto, os usuários podem enviar imagens, vídeos e documentos em PDF, além de fazer ligações grátis por meio de uma conexão com a internet. O software está disponível para Android, BlackBerry OS, iOS, Symbian, Windows Phone e Nokia. A empresa com o mesmo nome foi fundada em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, ambos veteranos do Yahoo, e está sediada na cidade estadunidense de Santa Clara, na Califórnia.

WhatsApp usa uma versão personalizada do padrão aberto. Após a instalação, ele cria uma conta de usuário usando um número de telefone como o nome de usuário (Jabber ID). Mensagens multimídia são enviadas através do carregamento da imagem, áudio ou vídeo para um servidor HTTP e enviando um link para o conteúdo juntamente com a sua miniatura codificada em Base64 (se aplicável).

O WhatsApp também sincroniza com a agenda do telefone, para que os usuários não precisem adicionar contatos em uma agenda separada. E, claro, coleta dados dos contatos de todos os usuários.

O mensageiro da Meta tem adicionado muitos recursos bons, o que o deixa sempre no topo em relação a outros mensageiros. Claro, a Meta ainda pode melhorar bastante o WhatsApp. No entanto, não o tem negligenciado e adicionado muitos recursos, o que é excelente.

Via: GSMArena