Redes Wi-Fi com nomes estranhos podem interromper a conectividade do seu iPhone

tecnologia-de-camera-da-samsung-nao-sera-usada-pela-apple-no-iphone-15

Imagem: MacRumors

Foi descoberto um novo bug que pode infectar seriamente a conectividade sem fio do seu iPhone. De acordo com o BleepingComputer, se você tentar se conectar a pontos de acesso Wi-Fi com nomes estranhos, a conectividade Wi-Fi do seu iPhone é interrompida.

Isso foi descoberto pelo engenheiro reverso Carl Schou, que criou um ponto de acesso Wi-Fi que ele chamou de “% p% s% s% s% s% n.” Quando ele tentou conectar seu iPhone ao hotspot, a funcionalidade Wi-Fi do aparelho foi desativada. Mesmo depois de renomear o hotspot, ele não conseguiu fazer com que a funcionalidade Wi-Fi do seu iPhone retornasse.

Imagem: Reprodução | BleepingComputer

Bug no iPhone pode desativar a funcionalidade Wi-Fi quando conectado a rede de nome estranho

O pessoal do PhoneArena destaca que este parece ser um problema “apenas para iPhone”, pois os aparelhos Android foram capazes de se conectar ao hotspot sem problemas. Alguns pesquisadores chegaram à conclusão de que o iOS lê o sinal de porcentagem na frente do nome do ponto de acesso como uma indicação de que o restante dos caracteres deve ser tratado como um comando ou uma variável, em vez de texto simples comum, por exemplo.

Assim, a funcionalidade de conectividade sem fio é desativada do iPhone, quando o conectamos a uma rede com nome incomum, ou estranho, como no teste realizado pelo pesquisador. Um bug que, pelo menos tem como ser revertido.

Resolvendo o problema no seu iPhone

Para evitar que isso aconteça com o seu iPhone, o primeiro passo é não tentar conectar-se a pontos de acesso com os quais você não está familiarizado. Inclusive, o PhoneArena lembra que haverá aqueles com um senso de humor distorcido que acharão engraçado fazer armadilhas para pontos de acesso públicos para desativar as unidades de iPhone de outras pessoas, principalmente agora que sabem como o fazer.

Caso você se conecte a uma rede que desative a função do Wi-Fi do seu iPhone, não se desespere. Se isso acontecer com você, redefinir as configurações de rede do iPhone deve resolver o problema. Vá para Configurações >Geral >Redefinir >Redefinir configurações de rede >Confirmar. Assim que o iPhone reiniciar, configure o Wi-Fi normalmente.

Algo semelhante aconteceu em fevereiro de 2018, quando um personagem indiano da língua Tenglu foi enviado pelo iMessage ou simplesmente inserido em um campo de texto. O iPhone em questão travaria imediatamente, forçando-o a reiniciar. Esse era um problema no iOS 11.2.5.

Esse bug de agora pode deixar algumas pessoas em apuros, pelo menos até executarem a ação descrita acima, para se livrarem do problema. Assim, evite as redes com nomes estranhos!

Via: BleepingComputer / PhoneArena
Sair da versão mobile