Notícias

02/12/2021 às 19:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Jardeson Márcio

Redobre o cuidado ao fazer login em lojas usando suas redes sociais

Os cibercriminosos podem usar uma máscara falsa quando você faz login com sua rede social

Redobre o cuidado ao fazer login em lojas usando suas redes sociais

Atualmente, torou-se cada vez mais comum fazer login em vários sites e aplicativos usando uma única conta, por exemplo. É possível logar em lojas com sua conta do Facebook, do Google ou até mesmo com o seu Apple ID. No entanto, você deve redobrar o cuidado ao fazer login em lojas usando suas redes sociais.


Quase todas as lojas ou serviços na Internet requerem uma conta na qual você pode armazenar seu endereço e detalhes de pagamento. Muitos provedores oferecem registro por meio de redes sociais, mas você deve ter cuidado com isso.

Uma das vantagens do uso de uma única conta para acessar tudo (ou quase tudo) é muito boa. Se você usa as redes sociais regularmente, geralmente deixa as senhas salvas e não precisa logar cada vez que entra, o que facilita ainda mais o acesso.

Com todas as indicações de segurança, às vezes, precisamos alterar as senhas das nossas redes. Já pensou ter que fazer isso em cada loja que você compra? Se você usa o login com sua sede social isso não será um problema, não é mesmo?! Assim, quando alterar sua senha, você o fará em um só lugar, em vez de ter de acessar cada página individualmente.

No entanto, apesar de trazer comodidade para os usuários, isso pode ser um grande problema também. Ao configurar a conta de usuário em um desses sites, você deve se registrar uma vez na rede social de sua escolha. Para fazer isso, precisará inserir os dados de acesso da sua rede social.

Quais cuidados tomar na hora de fazer login com suas redes sociais

redobre-o-cuidado-ao-fazer-login-em-lojas-usando-suas-redes-sociais

Para ter mais segurança nesse processo, certifique-se de verificar se a máscara de login realmente vem da rede social que você selecionou, no exemplo acima Google. Depois de clicar em Continuar com o Gogle, as páginas falsas podem apresentar a você  uma máscara de login doGoogleenganosamente real, que na realidade existe apenas para acessar seus dados de acesso.

Você pode usar seu navegador para verificar isso. Na tela de login, clique em na barra de endereço do navegador na parte superior e certifique-se de que o endereço mostrado realmente pertence à rede social que você deseja usar para fazer o login! Se este não for o caso, não insira nenhum dado de acesso.

Ao fazer login no Facebook, por exemplo, você pode usar as configurações de segurança do Facebook para verificar regularmente quais aplicativos e páginas estão usando sua conta do Facebook. Limpe esta lista regularmente!

Tomando esses cuidados, você pode se livrar de um ataque de hackers e evitar “dores de cabeça”!

Via: Schieb

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×