Regolith Desktop 3.0 lançado com suporte ao Wayland

Regolith Desktop 3.0 foi lançado para Ubuntu 20.04 LTS, 22.04 LTS, 23.10 e Debian Bullseye e Bookworm e também com suporte ao Wayland. Esta atualização para o ambiente de área de trabalho lado a lado orientado por teclado introduz uma sessão baseada em Wayland de qualidade alfa baseada no compositor Sway (embora isso só esteja disponível se estiver usando o DE no Ubuntu 22.04 LTS e superior, ou Debian Bookworm).

Mudanças notáveis no Regolith Desktop 3.0:

  • Suporta escala fracionária em resoluções >1920×1080
  • Informações de diagnóstico fornecidas sobre a sessão atual
  • Suporte Wayland (alfa)
  • Mais de um artista/selo de mídia mostrado
  • compositor picom instalado por padrão na sessão x11
  • A porcentagem e a carga da bateria agora usam valores de cores
  • Correções do XF86AudioPlay
  • Diversos ajustes para ‘temas extras’

Uma variedade de correções de bugs, limpezas de código e otimizações de desempenho também estão incluídas no Regolith Desktop 3.0, então leia as notas de versão completas para obter mais detalhes sobre eles.

Regolith Desktop 3.0 lançado com suporte ao Wayland

Atualizando de uma versão anterior do Regolith? Existem algumas mudanças que você deve estar ciente. O diretório dos arquivos de configuração foi alterado, assim como os nomes das chaves do Xresrouce. Consulte o guia de migração do Regolith 3.0 para obter mais informações.

Para instalar o Regolith Desktop 3.0 você precisa usar Ubuntu 20.04 LTS, Ubuntu 22.04 LTS, 23.10 ou Debian 11 ou 12 – embora a nova sessão Wayland esteja disponível apenas em edições posteriores dessas distribuições.

O site do Regolith Desktop possui um guia de instalação abrangente . As etapas não são difíceis: adicione a chave do repositório primeiro, depois adicione o repositório, instale o pacote necessário, reinicie e selecione a sessão do Regolith Desktop na tela de login.

Notavelmente, o Regolith Desktop suporta sistemas de 64 bits e ARM64. Se você estiver usando o Ubuntu em um Raspberry Pi 4 (por exemplo) e achar a área de trabalho padrão do GNOME Shell pesada, você pode querer usar isso como uma alternativa mais leve.

Fonte

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile