SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Lançada a versão 0.28.0 do reprodutor MPV

Uma nova versão do reprodutor multimídia MPV foi lançada. Veja o que foi introduzido na nova versão e como instalar no Ubuntu.

O reprodutor de mídia MPV, baseado no MPlayer e MPlayer2,  foi atualizado para sua versão 0.28.0. Este player multimídia se caracteriza por trabalhar sob a linha de comando, além disso, o player  possui uma saída de vídeo com base em  OpenGL.

E não é só isso, ele também tem uma interface gráfica para trabalhar. Nesta nova versão do MPV destacamos o seu suporte para Vulkan e D3D11 entre outros.

No MPV 0.28 também temos um backend do Android OpenGL, além do suporte para aceleração de hardware NVDEC como a nova implementação de decodificação de vídeo baseada em NVIDIA CUDA que acontece com o VDPAU.

Como instalar o Reprodutor MPV 0.28.0

Para instalar o MPV no Ubuntu, podemos fazê-lo baixando seu código-fonte e compilando-o diretamente, ou pelo método, que eu gosto mais de usar, de um PPA de terceiros, que é dedicado a manter o aplicativo sempre atualizado e instalado por este método.

Para instalá-lo, abra o terminal (Ctrl + Alt + T) ou procure por “Terminal” no menu Iniciar.

Adicione o repositório PPA com o seguinte comando:

sudo add-apt-repository ppa: mc3man / mpv-tests

 

Agora, atualize os repositórios:

sudo apt update

 

E instale o programa:

sudo apt install mpv

Desinstalando o Reprodutor MPV 0.28.0

Caso você deseje desinstalar o MPV, você pode apagar facilmente o PPA. Basta acessar a configuração do Sistema -> Software e atualizações -> Outro guia de software.

E, então, eliminamos o aplicativo com o comando:

sudo apt remove mpv && sudo apt autoremove
Fonte Ubunlog
Comentários