Rescuezilla 2.3 possui ferramentas úteis de recuperação de sistema

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O desenvolvedor Shasheen Ediriweera lançou recentemente o Rescuezilla 2.3. Esta é, portanto, a nova grande atualização para esta distribuição que funciona, segundo eles mesmos, como um “Canivete suíço de recuperação de sistema”. A distribuição Linux tem como base o Ubuntu para recuperação e resgate de sistema, bem como clonagem de disco e tarefas de imagem. Portanto, o Rescuezilla 2.3 possui ferramentas úteis de recuperação de sistema.

Além dessas ferramentas, o novo Rescuezilla 2.3 adiciona a capacidade de restaurar e explorar imagens criadas pela interface gráfica do usuário doApart GTK para partclone. Do mesmo modo, melhora o recurso de digitalização de imagens para corrigir listas de imagens de restauração incompletas. Além disso, melhora a restauração de imagens criadas por FSArchiver ou qt-fsarchiver GUI. E as mensagens de erro agora são exibidas ao tentar montar a partição de troca e quando há nomes de imagem duplicados.

A distribuição tem por base, especificamente, o Ubuntu 21.10 (Impish Indri) e possui o kernel Linux 5.13, o Rescuezilla 2.3 está aqui sete meses após o Rescuezilla 2.2 para implementar vários novos recursos, como verificação de imagem básica e uma nova opção “Rescue” para ignorar inconsistências do sistema de arquivos e setores defeituosos .“Praticamente todas as ferramentas baseadas em partclone, exceto Clonezilla, sempre ignoram erros usando a opção –force do partclone, o que eu acho uma má ideia”, disse Shasheen Ediriweera, desenvolvedor do Rescuezilla.

Rescuezilla 2.3 possui ferramentas úteis de recuperação de sistema

Rescuezilla 2.3 possui ferramentas úteis de recuperação de sistema

Em relação à área de trabalho, esta versão torna sua sessão ao vivo do Rescuezilla melhor, permitindo que você defina mais facilmente o tema escuro via LXAppearance, adiciona uma nova opção de menu de contexto com o botão direito do mouse para abrir o gerenciador de arquivos como root (administrador do sistema), e melhora o suporte para GPUs Intel para evitar tela rasgada.

Além disso, o comando xdg-open agora é usado para iniciar o gerenciador de arquivos e o navegador da web.

Para aqueles que desejam instalar o Rescuezilla como um pacote independente em sua distribuição GNU/Linux, o pacote lvm2 agora está listado como uma dependência para tornar a instalação mais fácil. Além disso, esta versão corrige a exibição da mensagem de erro de desligamento do LVM e o número de série das unidades agora é exibido em resposta ao feedback do usuário.

Várias traduções foram atualizadas e você pode verificar o changelog completo para obter mais detalhes. Enquanto isso, você pode baixar o Rescuezilla 2.3 da página do projeto no GitHub ou usando o link de download direto se quiser apenas obter a imagem ISO live.

Baixe o Rescuezilla 2.3

Via 9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.