Reveladas as especificações do Mediatek Dimensity 2000

Imagem: Gizchina

A MediaTek se tornou a escolha de muitas marcas tradicionais, como Oppo, Realme, Xiaomi e OnePlus, por exemplo. A MediaTek está bem ciente da popularidade de seu Dimensity 1200 e já está preparando um sucessor que será mais atraente, o Dimensity 2000.

No mês passado, surgiram rumores afirmando que a próxima geração dos SoCs, carro-chefe Dimensity da MediaTek, usará a nova arquitetura ARMv9. Em termos de arquitetura, os novos SoCs serão os primeiros a usar o processo de fabricação de 4 nm da TSMC.

Este chip é provisoriamente apelidado de Dimensity 2000 e o leakster Digital Chat Station confirma o que foi dito acima e adiciona alguns detalhes sobre sua composição.

Especificações do Mediatek Dimensity 2000

Imagem: Reprodução | GSMArena

De acordo com o vazamento, o Dimensity 2000 SoC contará com um núcleo principal ARM Cortex-X2 rodando a 3,0 GHz. Este chipset é o sucessor direto do Cortex-X1 que está presente no Snapdragon 888 e Samsung Exynos 2100. A MediaTek não usou o Cortex-X1 em seu Dimensity 1200, mas irá um passo além com seu próximo carro-chefe.

Além do Prime Core, o CPU também usará três núcleos ARM Cortex-A710 e quatro núcleos ARM Cortex-A510. Esta é a mesma configuração dos próximos Snapdragon 898 e Exynos 2200. Como resultado, o MediaTek Dimensity 2000 estará na mesma categoria das ofertas carro-chefe da Qualcomm e da Samsung.

Imagem: Reprodução | GSMArena

De acordo com os rumores, o Exynos 2200 e o Snapdragon 898 também usarão a arquitetura de 4 nm. No entanto, eles serão fabricados nas fundições de 4 nm da Samsung. Em termos de poderes gráficos, o Dimensity 2000 terá uma GPU Mali-G710 MC10.

Assim, o Mediatek Dimensity 2000 será o primeiro e por um tempo único chipset a usar o novo Mali G710. O G710 é 20% mais rápido do que o G78 que ele substitui, de acordo com os números oficiais da ARM. A Samsung está almejando um aumento de 30% em relação ao antigo Mali com sua GPU AMD. De qualquer forma, o G710 também promete uma melhoria de 20% na eficiência de energia e um desempenho 35% melhor para tarefas de aprendizado de máquina.

Com especificações semelhantes, velocidades de clock e outras tecnologias serão fatores determinantes para coroar o melhor SoC carro-chefe no próximo ano. O Exynos 2200 visa 3,0 GHz para o núcleo principal. A Qualcomm, por outro lado, pode estar mirando um pouco mais alto em 3,09 GHz, de acordo com o Tipster Ice Universe.

Segundo rumores, as três empresas irão revelar seus novos chips baseados em 4nm no final de 2021. Claro, os planos podem mudar devido à contínua interrupção no mercado de semicondutores.

Via: GSMArena

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile