SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Review do Linux Deepin 15.4

Avaliamos o Linux Deepin 15.4, confira os resultados!

O GNU/Linux Deepin surgiu em 2004 na China e com o nome inicial de Hiwix. Com o passar do tempo a distribuição GNU/Linux vem ganhando o mundo, tanto pelo o seu visual que é altamente bem acabado, quanto as funcionalidades e aplicativos próprios. No momento deste review a versão atual é o Deepin 15.4. Nesta versão a equipe do Deepin esta distribuindo a versão 15.4 apenas com 64 bits, porém se você precisar da versão do Deepin 15.4 para 32 bits você pode entrar em contato com a equipe e pagar por ela, não é divulgado o valor a ser pago, somente via contato com a equipe Deepin.

Usamos o Deepin 15.4 por quase 30 dias, o resultado da avaliação é com base no pós instalação, contando com atualizações posteriores e novas instalações de softwares!

A iso do Deepin 15.4 tem cerca de 2.6 GB, e você pode baixar diretamente o repositórios deles na China ou em servidores alternativos que são chamados de Mirrors que estão espalhados pelo mundo. Também é possível baixar iso do Deepin 15.4 em serviços como Baidu Cloud Disk, Sourceforge, MEGA, Google Drive, Community ISO Repository.

Novos recursos no Deepin 15.4

Nesta edição muitos recursos foram aprimorado, geralmente são otimizações, que vai desde o Dock até detalhes de sobreamento, como eu havia dito anteriormente a equipe do Deepin é muito cuidadosa no que diz respeito ao visual, e claro, sem perder a estabilidade do ambiente.

No Dock alguns ícones não estavam disponíveis, eles não listaram o que foi adicionado no Dock, mas citaram que o pacote de ícones para o Dock esta maior, logo quando você adicionar aplicações ícones mais polidos serão adicionados automaticamente, tudo isso é feito para não distorcer do visual padrão do Deepin ou como é chamado tecnicamente DDE. Alguns usuários reportaram no fórum do Deepin que ao ajustar o volume do Dock parava de funcionar.

Bom, em resumo a tudo o que eles ajustaram citaram também a melhoria no consumo de memória e processamento. Alguns ajustes nos controles e também correções de erros, fiz então o download da ISO teste em uma máquina Dell com requisitos mínimos que segundo eles servem para rodar o Deepin 15.4 e também nos requisitos mais folgados, confira abaixo o cenário usado para os testes.

Requisitos do Linux Deepin 15.4

Mínimos: Intel Pentium IV CPU 2.0GHz, 1GB de RAM, 10 GB de disco rígido.
Recomendados: Processador Intel Core 2 2.0Ghz, 2GB de RAM, 20 GB de disco rígido

Máquinas usadas para testar o Linux Deepin 15.4

Cenário 1 – Intel Core 2 Duo – 2GB DDR2 – 180GB de HD.
Cenário 2 – Intel Core i5 – 8 GB de RAM DDR 3 – 500 GB de HD

Confira alguns print screen do Deepin 15.4

A distribuição pode ser usada do jeito que vem, mas você pode fazer alterações como plano fundo, posição do Dock, tamanho, pode escolher para ocultar, oculta de forma inteligente ou que seja fixo.

Bom, se você gostou e quer baixar, então acesse agora o site do projeto e faça seus testes em sua máquina, infelizmente não conseguimos testar de forma agradável em máquina virtual:

Download Linux Deepin 15.4

83%
Impressionante

Review do Linux Deepin 15.4

Passamos 30 dias analisando a distribuição GNU/Linux Deepin 15.4. Resolvemos baixar, instalar e usar, afinal de contas precisávamos ver como as atualizações posteriores iriam se comportar, afinal é fato que testar com o que vem na ISO é óbvio demais que vai funcionar, e depois? Então confira o resultado.

  • Design
  • Estabilidade
  • Consumo de recursos
  • Usabilidade
  • Canais de Software
  • Latência dos servidores

Observamos que a distribuição consome quase 1GB de RAM, logo os requisitos mínimos não vão atender a quem pretender ter mais de 3 abas no Google Chrome, ou mais de 3 aplicativos rodando, como um Player de música, um navegador e o Skype por exemplo. Neste caso, recomendamos usar mais de 3GB em diante para que o desempenho seja totalmente satisfatório.

Lembre-se que os requisitos mínimos, são de fatos bem mínimos, então se quer que tudo funciona com tranquilidade, use mais memória. Já o processador que usamos nos requisitos mínimos deu conta do recado, o único problema mesmo foi somente consumo de memória.

Também não foram encontrados erros nos repositórios, quebra de sistema ou queda nos servidores durante atualizações. Os servidores utilizados parecem bem estáveis e sempre online.

Fonte DistroWatch Deepin Comunidade Deepin
Comentários