in

RHEL 8.0 Beta não incluirá servidor de banco de dados NoSQL MongoDB

RHEL 8.0 Beta não incluirá o servidor de banco de dados NoSQL MongoDB

Em outubro do ano passado, o MongoDB anunciou que sua licença de código aberto foi alterada da GNU AGPLv3 para a Licença Pública do Servidor (SSPL), na esperança de gerar receita de software como serviço ou negócio de computação em nuvem. Mas mudar a licença está fazendo com que a distribuição principal do Linux fique longe do MongoDB, e esse efeito está sendo refletido. Portanto, leia aqui que o RHEL 8.0 Beta não incluirá servidor de banco de dados NoSQL MongoDB.

Os desenvolvedores Debian também estão discutindo não incluir o MongoDB na biblioteca principal; O Fedora anunciou que o SSPL (atualmente V1) não é uma licença de software livre, o que também significa que não conterá o MongoDB.

Mudanças segundo a Red Hat nos servidores de banco de dados no RHEL 8

O RHEL 8 fornece os seguintes servidores de banco de dados:

MySQL 8.0, um servidor de banco de dados SQL multiusuário multi-threaded. Ele consiste no daemon do servidor MySQL, no mysqld e em muitos programas clientes.

MariaDB 10.3, um servidor de banco de dados SQL multiusuário multi-threaded. Para todos os efeitos práticos, o MariaDB é compatível com o binário do MySQL.

PostgreSQL 10 e PostgreSQL 9.6, um avançado sistema de gerenciamento de banco de dados objeto-relacional (DBMS).
Redis 4.0, um armazenamento avançado de valor-chave. Muitas vezes é referido como um servidor de estrutura de dados, porque as chaves podem conter strings, hashes, listas, conjuntos e conjuntos classificados. O Redis é fornecido pela primeira vez no RHEL.

Observe que o servidor de banco de dados NoSQL MongoDB não está incluído no RHEL 8.0 Beta porque usa a Licença Pública do Lado do Servidor (SSPL).

Mudanças notáveis no MySQL 8.0?

O RHEL 8 é distribuído com o MySQL 8.0, que fornece, por exemplo, os seguintes aprimoramentos:

  • O MySQL agora incorpora um dicionário de dados transacionais, que armazena informações sobre objetos de banco de dados.
  • O MySQL agora suporta funções, que são coleções de privilégios.
  • O conjunto de caracteres padrão foi alterado de latin1 para utf8mb4.
  • Suporte para expressões de tabela comuns, não-recursivas e recursivas, foi adicionado.
  • O MySQL agora suporta funções de janela, que executam um cálculo para cada linha de uma consulta, usando linhas relacionadas.
  • O InnoDB agora suporta as opções NOWAIT e SKIP LOCKED com instruções de leitura de bloqueio.
  • As funções relacionadas ao GIS foram aprimoradas.
  • A funcionalidade JSON foi aprimorada.
  • Os novos pacotes mariadb-connector-c fornecem uma biblioteca cliente comum para o MySQL e o MariaDB. Esta biblioteca é utilizável com qualquer versão dos servidores de banco de dados MySQL e MariaDB. Como resultado, o usuário pode conectar uma compilação de um aplicativo a qualquer um dos servidores MySQL e MariaDB distribuídos com o RHEL 8.

Além disso, o servidor MySQL 8.0 distribuído com o RHEL 8 é configurado para usar mysql_native_password como o plug-in de autenticação padrão porque as ferramentas e bibliotecas do cliente no RHEL 8 são incompatíveis com o método caching_sha2_password, que é usado por padrão na versão do MySQL 8.0.

Escrito por Fábio Trentino

Estudante de Gestão em Tecnologia da Informação na Universidade Centro Universitário Central Paulista - UNICEP - São Carlos - SP

Como recuperar a senha do root no Linux

000 - Como otimizar o uso do bash

Como otimizar o uso do bash