in

Richard Stallman dá palestra na Microsoft Research

Saiba mais sobre a inusitada palestra de Richard Stallman na Microsoft.

Richard Stallman dá palestra na Microsoft Research
Imagem reprodução: Alessandro Segala

A Microsoft convidou a lenda do software livre Richard Stallman para fazer uma palestra em sua sede esta semana. Stallman, conhecido por lançar o Movimento de Software Livre para desenvolver o sistema operacional GNU.

A adoção contínua do código aberto pela Microsoft resultou em algumas mudanças bastante surpreendentes para a empresa. Um kernel Linux criado pela Microsoft no Windows 10 e trouxe o SQL Server para o Linux e grandes fontes do .NET de código aberto.

Nada deveria nos surpreender mais os observadores da Microsoft nessa frente. No entanto, uma foto de Stallman na Microsoft, parece ser uma farsa [rs].

Mas o diretor de tecnologia da Microsoft Azure, Mark Russinovich, twittou nesta manhã (5 de setembro):

Em outras notícias relacionadas ao OSS, Richard Stallman visitou o campus ontem e deu uma palestra na Microsoft Research.

Palestra de Richard Stallman na Microsoft Research

Participantes da palestra postaram fotos de Stallman em um pódio em 4 de setembro. Alguns perguntaram se havia uma gravação ou transcrição de sua palestra e parece não haver.

De acordo com eles, Stallman não solicita feeds de vídeo em “locais que usam JS proprietário”, mas suas observações na Microsoft tinham a ver com software livre e privacidade.

Outro participante da palestra de Stallman, o engenheiro de software da Microsoft, Pedro Paulo forneceu alguns dos tópicos discutidos.

Ele disse que Stallman deu uma “palestra padrão“, cobrindo a importância do software livre, GPLv3 e GNU vs Linux.

Ainda acrescentou que Stallman “tinha uma lista de ‘pequenos pedidos’“:

Faça o Github empurrar os usuários para uma melhor higiene das licenças de software, faça com que os fabricantes de hardware publiquem suas especificações de hardware, facilite a solução alternativa para a Inicialização Segura.

Se você está se perguntando se o desgosto de Stallman pela Microsoft diminuiu ao longo dos anos, mas claro que não.

De fato, a frente e o centro da sua home page é uma lista de “Motivos para não usar a Microsoft“.

A lista é atual e inclui: “A Microsoft gravou usuários de Xbox e mandou trabalhadores humanos ouvir as gravações” e “Microsoft enganou os usuários para ‘atualizar’ para o Windows 10“.

Nos dias de hoje, ainda há pessoas no Twitter ou nos comentários de posts que advertem que a Microsoft realmente não mudou e nunca será um verdadeiro amigo do código aberto.

Esta mudança na Microsoft não aconteceu da noite para o dia, o momento está crescendo, mas qual será a real intenção da Microsoft? Reflita.

Enfim, Richard Stallman deu palestra na Microsoft, alfinetou, todo mundo parece vivo, mas o Windows ainda não é “gratuito” [rs].

Via: ZDNet

Written by Fabiano Rodrigues

Usuário de Linux desde o Kurumin 7; servidor público, tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, amante de software livre e de código aberto; apaixonado por jogos, louco por rock e heavy metal, filmes e seriados.

Modders conseguem descompilar código-fonte do Super Mario 64

Modders conseguem descompilar código-fonte do Super Mario 64

Saiba quais os recursos planejados para o Ubuntu 19.10

Saiba quais os recursos planejados para o Ubuntu 19.10