Rival do Google Chrome, navegador Brave tem cada vez mais usuários

O navegador Brave, um rival de peso para o Google Chrome, divulgou um balanço em que cresce no número de usuários. O foco do Brave é a privacidade, embora seja baseado no Chromium. Segundo a equipe, são 50 milhões de usuários ativos por mês. Se levarmos em comparação o final do ano de 2020, esse número mais que dobrou, pois naquela época havia 24 milhões de usuários.

A título de comparação, o Google Chrome tem bilhões de usuários no planeta. Eles estão espalhados pelo Linux, Windows, Android, por exemplo. No entanto, o Brave vem crescendo ano a ano desde o lançamento. Em 2017 eram 1,2 milhão de usuários. Isso foi logo depois do lançamento em 2016. Já a versão 1.0 do navegador saiu em novembro de 2019.

O apelo do Brave é bem forte, garantindo que não vende anúncios aos usuários. Em vez disso, oferece criptomoedas por um pouquinho de atenção do público. Explicando melhor, o Brave dá aos usuários a possibilidade de ver anúncios. Porém, esse tempo de publicidade se reverte em criptomoeda a quem se dispõe a assistir. É o chamado Basic Attention Token (BAT). A empresa acredita que os consumidores preverem se ver livres de anúncios que financiam ou são financiados por gigantes como Amazon, Apple, Google, Facebook e Microsoft.

Portanto, garantir a privacidade se tornou um diferencial importante. Não apenas para o Brave para qualquer um que queira crescer e se manter no competitivo mercado de navegadores web. Importante lembrar que além do Chrome, temos Vivaldi, Edge da Microsoft, Opera e outros como o DuckDuckGo que devem chegar em breve. Assim, o Brave tem agora um mecanismo de buscas com foco na privacidade.

Rival do Google Chrome, navegador Brave tem cada vez mais usuários

Rival do Google Chrome, navegador Brave tem cada vez mais usuários

Segundo o relato do Brave, foram cerca de 2,3 bilhões de consultas em seu mecanismo de busca entre junho e dezembro de 2021. A empresa não divulga detalhes de lucro. Porém, afirma que suas receitas de BAT cresceram quatro vezes nos últimos 12 meses. Seriam cerca de 8 milhões de usuários recebendo BAT via Brave Rewards. Do mesmo modo, destaca um grande sucesso comercial, com clientes de marcas importantes. É o caso da Ford, PayPal, Toyota, Mastercard, Intel, Crocs, BMW, Keurig, American Express, Budweiser, Walmart, Amazon e The Home Depot. Completariam a lista alguns clientes de criptografia como Binance, Coinbase, Crypto.com, eToro, Gemini e Solana. 

Passar de 50 milhões de usuários é um marco tremendo para nossa empresa. É também uma confirmação poderosa do movimento global em andamento liderado por usuários que buscam alternativas para a economia de vigilância, disse Brendan Eich, chef e cofundador da Brave. 

Passamos um ano de sucesso expandindo nossa gama de produtos e nosso ecossistema, envolvendo-nos com parceiros que compartilham nossa visão de uma Web livre dos grilhões da Big Tech. Vimos uma resposta incrível entre nossos usuários, criadores e comunidade. Nosso objetivo é duplique esse crescimento novamente em 2022 e se envolva com ainda mais usuários que buscam uma maneira consciente de navegar na Web que os recompensa em vez de puni-los com rastreamento e os ajuda a apoiar diretamente os criadores.

Via ZDNet

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile