Robô de xadrez quebra dedo de menino de sete anos

O acidente aconteceu durante torneio de xadrez na Rússia

A robótica tem facilitado bastante a vida das pessoas. Inclusive, auxiliando em jogos, como o xadrez, por exemplo. No entanto, infelizmente, um robô de xadrez quebrou o dedo de um menino de sete anos que jogava em um torneio na Rússia.

A informação vem de relatos de agências de notícias locais (apontam o The Guardian e o The Verge) e o incidente aconteceu na semana passada no Moscow Chess Open, onde o robô foi contratado para jogar contra competidores.

O vídeo do incidente (abaixo) mostra que a máquina é um braço robótico industrial padrão personalizado para mover peças em três tabuleiros de xadrez simultaneamente.

Robô de xadrez quebra dedo de criança em torneio

“O robô quebrou o dedo da criança. Isso, claro, é ruim”, disse Sergey Lazarev, presidente da Federação de Xadrez de Moscou, à agência de notícias russa TASS. “O robô foi alugado por nós, está exposto em muitos lugares, há muito tempo, com especialistas. Aparentemente, os operadores ignoraram isso. A criança fez um movimento, e depois disso precisamos dar tempo para o robô responder, mas o menino se apressou, o robô o agarrou. Não temos nada a ver com o robô”.

Não se sabe qual explicação os criadores do robô ofereceram para este acidente, mas tais incidentes não são incomuns em cenários em que os engenheiros de robôs falharam em considerar adequadamente o protocolo de segurança em torno dos humanos, lembra o The Verge.

Muitos robôs operam às cegas, com movimentos pré-calculados

Esse tipo de colisão cega tem sido a causa de muitas mortes de robôs. O Departamento do Trabalho dos EUA registra essas mortes, que somam aproximadamente uma fatalidade por ano, embora as estatísticas variem com base na definição de robô de diferentes empresas.

No caso do robô de xadrez, parece que o dispositivo foi projetado apenas para identificar e mover peças de xadrez. Ou seja, o aparecimento de uma mão humana em sua área de jogo, não afetou os movimentos os quais foi programado para realizar.

“Existem certas regras de segurança e a criança, aparentemente, as violou. Quando ele fez sua jogada, ele não percebeu que primeiro tinha que esperar”, disse Sergey Smagin, vice-presidente da Federação Russa de Xadrez, ao canal de notícias Baza, do Telegram, segundo o The Guardian.

No entanto, o The Verge lembra que é mais correto dizer que os projetistas do robô violaram as regras de segurança ao criar uma máquina que poderia ferir humanos inadvertidamente.

Embora as imagens do incidente sejam angustiantes, de acordo com Lazarev, a criança logo se recuperou o suficiente para continuar a brincar. Agora, os programadores precisarão adicionar um mecanismo de segurança ao robô, para que algo assim não se repita.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile