Robô humanoide ganha expressões faciais realistas e assusta espectadores!

Imagem: YouTube

Os últimos anos trouxeram muitos avanços no campo da robótica, principalmente para os robôs humanoides. Inclusive, a Engineered Arts, uma designer e fabricante de robôs humanoides com sede no Reino Unido, recentemente mostrou uma de suas criações mais realistas em um vídeo postado no YouTube. Um robô, chamado Ameca acabou ganhando expressões faciais muito realistas. O vídeo do YouTube mostra o robô fazendo uma série de expressões faciais humanas.

As expressões faciais mostradas no vídeo abaixo, são muito parecidas com as dos humanos. Uma sequência incrível de muitos gestos faciais. E, olhe que, nesse vídeo, o robô nem está com uma “pele” para mostrar o incrível efeito dessas expressões.

Ameca faz uma cara de espanto e abre a boca e levanta as sobrancelhas

No início do vídeo, o robô Ameca parece “acordar”, pois seu rosto apresenta expressões de confusão e frustração ao abrir os olhos, o que muda, quando o robô começa a olhar para suas mãos e braços. Ameca abre a boca e levanta as sobrancelhas no que parece ser um espanto. O final do vídeo mostra Ameca sorrindo.

Imagem: YouTube

Infelizmente, o TheVerge aponta que, provavelmente não veremos Ameca caminhando e conversando entre nós tão cedo. A Engineered Arts diz que o bot atualmente é incapaz de andar, embora queira dar a ele essa habilidade em algum momento.

Além disso, quando perguntado se o Ameca opera usando IA, a Engineered Arts explica que deixa os recursos de IA para os desenvolvedores, a empresa apenas lida com os corpos ultra-realistas.

Mais um robô realista da Engineered Arts

Além do Ameca, a Engineered Arts também desenvolveu outro bot realista, chamado Mesmer. A empresa diz que usou scans 3D de humanos reais para dar ao robô uma estrutura óssea precisa, textura da pele e expressões faciais realistas.

Em um vídeo postado poucos dias após o showcase da Ameca, Mesmer faz uma série de expressões que parecem ainda mais convincentes, já que este bot tem uma pele e características faciais mais realistas do que Ameca no momento, aponta o TheVerge.

O TheVerge lembra que, como a Engineered Arts se concentra na criação de robôs humanóides para entretenimento, Ameca e Mesmer provavelmente serão o centro das atenções em locais e eventos, em vez de robôs projetados para fazer um trabalho específico ou assumir o controle de toda a humanidade, por exemplo.

Se você quiser ver o Ameca na vida real, a Engineered Arts diz que ele estará em exibição na CES 2022 em janeiro. Uma grande oportunidade paraver de perto esse conceito que pode ser muito usado no futuro da robótica.

Via: TheVerge

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.
Sair da versão mobile