Robolinux, Elementary, Linux Lite, pfSense e outras lançam atualizações

Várias distribuições baseadas em Linux acabam de anunciar novas versões. Entre sistemas baseados em FreeBSD, o destaque é o pfSense, que também foi atualizado. Confira neste post que Robolinux, Elementary, Linux Lite, pfSense e outras lançam atualizações.

Robolinux

A equipe Robolinux publicou uma nova versão de sua distribuição baseada no Ubuntu. A nova versão é Robolinux 10.1 e é baseada no Ubuntu 18.04. Assim, ela traz muitas atualizações de pacotes e suporte até 2023. Ela está disponível nas edições Cinnamon, MATE e XfceA Robolinux lançou seus três novos sistemas operacionais Raptor Series 10: Cinnamon, MATE 3D e Xfce v10.1 LTS 2023. As versões do Robolinux Series 10 são construídas sobre o Ubuntu 18.04, que vem com o kernel 4.15 e uma infinidade de aprimoramentos e melhorias, como suporte ao driver para o hardware mais novo. As versões Robolinux Cinnamon & MATE 3D & Xfce 10.1 têm acesso gratuito à Stealth VM, além de instaladores de aplicativo com apenas um clique. A distribuição fornece aos  usuários suporte técnico especializado gratuito.  A distribuição vem com o recente Firefox, Thunderbird, Virtualbox, GIMP, LibreOffice 5, Diluge, Open VPN, VLC, Banshee, gravador de tela Kazam, Synaptic, GParted, Brasero DVD Burner. Além disso, muitos utilitários populares. Consulte a página de downloads do projeto para obter mais detalhes.

Linux Lite

Robolinux, Elementary, Linux Lite, pfSense e outras lançam atualizações

Jerry Bezencon anunciou que a versão beta inicial do próximo Linux Lite 4.2, uma distribuição de desktop amigável ao iniciante baseada no Ubuntu. Esta versão foi definida como um “refinamento” e não como uma “grande atualização”. Há alguns novos papéis de parede e alguns pequenos ajustes pontuais. O Manual de Ajuda será atualizado para o 4.2 na versão final. Detalhes: kernel do Linux 4.15 (kernels personalizados também estão disponíveis através do repositório para versões 3.13 – 4.18)., Firefox 62.0.2 ‘Quantum’, Thunderbird 52.9.1, LibreOffice 6.0.6, VLC 3.0.3, GIMP 2.10.6. Existem também vários conhecidos problemas nesta versão:

A inicialização lenta foi resolvida em alguns computadores? Isso ainda precisa ser testado. Eu fiz um pouco de trabalho sobre isso, mas é claro, precisamos testar em hardware real em uma variedade de configurações de computadores diferentes para ter certeza. Não há atualização para ou de versões beta. As versões beta são apenas para testes e não é recomendado executá-las como seu sistema operacional principal ou secundário. 

Leia o restante do anúncio de lançamento para mais informações e screenshots.

pfSense

Jim Pingle anunciou a disponibilidade do pfSense 2.4.4. A nova versão do sistema operacional pfSense para roteadores e firewalls é baseada no FreeBSD 11.2 e oferece vários novos recursos.

A versão 2.4.4 inclui um número significativo de novos recursos:

  • Atualização do SO – sistema operacional base atualizado para o FreeBSD 11.2-RELEASE-p3;
  • Suporte para o hardware baseado em C3000;
  • PHP 7.2 – PHP atualizado para a versão 7.2, que exigiu inúmeras alterações na sintaxe em todo o código-fonte e pacotes;
  • IPsec (VTI) roteado – IPsec roteado é agora possível usando o ifBSips (4) Virtual Tunnel Interfaces (VTI) do FreeBSD. Aprimoramentos de Velocidade de IPsec – a nova opção de Criptografia Assíncrona na guia Configurações Avançadas do IPsec pode melhorar drasticamente o desempenho do IPsec em hardware de vários núcleos;
  • Grupo de Gateway Padrão – o gateway padrão pode agora ser configurado usando uma configuração de Grupo de Gateway para failover, que substitui a Alternação de Gateway Padrão.

Mais detalhes podem ser encontrados no anúncio de lançamento do projeto e nas notas de lançamento.

Quirky

Robolinux, Elementary, Linux Lite, pfSense e outras lançam atualizações

Barry Kauler anunciou a disponibilidade de uma nova versão do Quirky, uma distribuição Linux leve e um projeto irmão para o Puppy Linux. A nova versão muda os pacotes básicos da distribuição do Ubuntu 16.04 para 18.04A transição foi feita para a construção com o Ubuntu Bionic Beaver 18.04.1 DEBs. Portanto, agora foi rebatizado com o codinome ‘Quirky Beaver’.  O primeiro lançamento é a versão 8.7.1, para PCs x86_64.

O Quirky Linux 8.7.1 é o primeiro da série ‘Beaver’, compatível com binários do x86_64 Ubuntu 18.04.1 LTS, embora construído com woofQ e arquitetonicamente muito diferente do Ubuntu. Quirky é uma distribuição experimental, que surgiu do Puppy Linux há alguns anos e seguiu um caminho diferente, explorando algumas novas ideias. 

Quirky tem um conjunto “completo” de aplicativos, drivers e utilitários, em um tamanho muito pequeno. A versão 8.7.1 é muito semelhante à 8.6, mas com uma atualização completa das versões do pacote. O kernel agora é 4.18.9. Mais informações podem ser encontradas no site do projeto. Confira o anúncio de lançamento.

Q4OS

Robolinux, Elementary, Linux Lite, pfSense e outras lançam atualizações

A equipe do Q4OS publicou um novo snapshot de testes da distribuição, com codinome Centaurus. A nova versão é baseada no Debian Testing e apresenta o ambiente de desktop Trinity e o instalador do sistema Calamares. O anúncio de lançamento afirma:

Esta versão traz mudanças e melhorias bastante significativas. A mais importante é que o Q4OS mudou para o instalador do Calamares. Isso oferece novos recursos de instalação agradáveis, por exemplo, criptografar totalmente o sistema de destino, o particionamento fácil da unidade de disco rígido e muitos outros. Outra mudança importante é passar para a nova versão de desenvolvimento do Trinity 14.0.6. Todas as dependências do atual estável Q4OS Scorpion foram removidas. Então, o Centaurus agora se torna totalmente independente, obtendo seus próprios repositórios e dependências. 

O suporte à inicialização segura também foi aprimorado. O instalador do Calamares detecta se a Inicialização Segura está ativa e ajusta o sistema de destino de acordo. Se a inicialização segura estiver desligada no firmware, nenhum material de inicialização segura será instalado. O Q4OS Centaurus 3.4 é baseado nas ramificações de desenvolvimento do Debian ‘Buster’ e Trinity desktop 14.0.6.

Elementary OS 5.0

Robolinux, Elementary, Linux Lite, pfSense e outras lançam atualizações

Cody Garver anunciou a disponibilidade da segunda versão beta do elementary OS 5.0. A distribuição é baseada no Ubuntu e possui ambiente Pantheon.  Desde a primeira versão beta, foram corrigidos cerca de 200 problemas. Da mesma forma, foram adicionados mais de 50 aplicativos no AppCenter criados especificamente para o “Juno”. 

 

Corrigimos alguns problemas em torno de Gala, o Greeter, HiDPI e refinamentos relacionados durante o ciclo beta 2. Um novo daemon de Gala oferece melhores menus de contexto GTK + nativos para aplicativos. Isso significa que os menus são redimensionados adequadamente no HiDPI. Além disso, aplicativos não nativos com barras de título agora também recebem um menu. O modo picture-in-picture também é dimensionado melhor no HiDPI. O login e o greps do lockscreen agora estão mais nítidos no HiDPI. Isso porque agora temos um compositor simples, que também fornece elementos como sombras abaixo da janela de desligamento e indicadores. Agora também usamos o mesmo painel na tela de boas-vindas e na sessão de login, o que significa que os indicadores funcionam de maneira mais consistente. Corrigimos um problema no AppCenter em que novos aplicativos não estavam sendo exibidos corretamente na página inicial devido a uma reprovação no formato de ID do pacote.

Leia o anúncio de lançamento detalhado para mais informações e screenshots.

SparkyLinux

Robolinux, Elementary, Linux Lite, pfSense e outras lançam atualizações

O SparkyLinux é uma distribuição Linux leve, rápida e simples baseada no Debian. O último lançamento do projeto, o SparkyLinux 5.5 “Rolling”, é baseado no Testing do Debian. A nova versão inclui principalmente pequenas atualizações de pacotes e dá o salto de usar o GCC 7 para o GCC 8 para o compilador padrão. Há novas imagens ISO live/instaladas do SparkyLinux 5.5 Nibiru disponíveis para download. O Sparky 5 segue um modelo de lançamento e é baseado no teste Debian Buster. 

Mudanças:

  • sistema atualizado a partir do Debian Testing repos em 17 de setembro de 2018; 
  • Kernel Linux 4.18.6 (4.18.8- & 4.19-rc4-sparky está disponível em repos instáveis Sparky); 
  • o instalador Calamares foi atualizado para a versão 3.2.1; 
  • O daemon Thunar é desativado no MinimalGUI Live (Openbox), devido ao problema de automontar novas partições criadas pelo Calamares; 
  • O compilador GCC 7 foi removido, o sistema usa o GCC 8 como padrão; pacotes removidos: libpam-gnome-keyring, vim, imagemagick, systemd-ui, sparky-gexec, xterm (Openbox); 
  • também removido da mídia LXQt: lxtask, leafpad, notepqdqq.  

Mais detalhes podem ser encontrados no anúncio de lançamento do projeto.

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Como instalar o Linux Kernel 4.18.10 no Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE em qualquer distro Linux!

Previous article

Python é a linguagem preferida dos hackers

Next article

You may also like