in

Robôs em forma de aranha explorarão fendas e cavernas lunares

Os robôs lunares da empresa Spacebit podem ser lançados em 2021.

Robôs em forma de aranha explorarão fendas e cavernas lunares
Os rovers lunares em forma de aranha da Spacebit rastejam na lua. Imagem tirada de uma animação dos robôs. Crédito da imagem: Spacebit.

Os assustadores e rastejantes robôs em forma de aranha da Spacebit poderão em breve ajudar a explorar as misteriosas cavernas e tubos de lava na Lua. Ainda mais, a primeira missão de teste deve voar já em 2021.

O CEO da Spacebit, Pavlo Tanasyuk, esteve diante dos delegados no Congresso Astronáutico Internacional em 24 de outubro. Em 10 de outubro, a Spacebit anunciou seus planos para lançar o primeiro rover lunar privado do Reino Unido em 2021.

NASA dá o pontapé inicial

Tudo isso é uma grande novidade para uma startup que está se juntando à corrida de missões em direção à Lua. Dessa maneira, ela foi ajudada em grande parte pelo compromisso da NASA de pousar humanos na superfície em 2024. Além disso, a NASA já está incentivando empresas privadas a participar através de seus Serviços de Carga Lunar Comercial (CLPS, sigla em inglês) e outras empresas estão embarcando.

Robôs em forma de aranha explorarão fendas e cavernas lunares
Ilustração artística do pequeno rover da Spacebit, que está programado para ser lançado em direção à Lua a bordo da sonda Peregrine da Astrobotic em 2021. Crédito da imagem: Spacebit.

A oferta da Spacebit são robôs com pernas, o que permitiria que as máquinas se aprofundassem em fendas inacessíveis aos rovers espaciais tradicionais. Além disso, o design da missão exige que um veículo espacial leve até oito desses robôs a um ponto de chegada. Então, eles deixarão a “nave-mãe” e, em um enxame, explorarão cavernas lunares usando inteligência artificial para trazer de volta mais detalhes sobre a história da Lua.

Na Conferência Astronáutica Internacional, em 24 de outubro, Tanasyuk disse:

Não temos rodas. Em vez disso, temos quatro pernas; o que é um design muito elegante [para esse tipo de trabalho].

A empresa com sede em Londres pretende lançar o primeiro lote desses veículos espaciais juntamente com o lander lunar Peregrine da Astrobotic, que está programado para ser lançado em um foguete Vulcan Centaur da United Launch Alliance em julho de 2021. Além disso, essa seria a primeira missão do lander e do foguete Vulcan Centaur, então “estamos realmente esperando que eles façam o pouso”, disse Tanasyuk. Dessa forma, se isso acontecer de acordo com o planejado, o pouso do Peregrine permitirá à Spacebit ser a empresa que envia o primeiro robô com pernas para explorar outro mundo.

Vantagens dos robôs em forma de aranha

Tanasyuk tem uma visão maior para tornar a exploração espacial mais acessível. Robôs individuais pesam apenas um pouco mais de 1,5 kg cada, o que é bem menos do que o veículo espacial Yutu chinês, com 120 kg (que está explorando o lado distante da Lua).

Assim, espera-se que os robôs, que custam US$ 3 milhões cada, sejam fabricados em um tempo de apenas 6 a 12 meses (o que é muito mais rápido que o cronograma tradicional de construção de naves).

Tanasyuk disse:

Poderíamos ter vários veículos explorando a Lua e seus tubos de lava e indo além no futuro.

Por fim, seus planos para o negócio incluem vender a tecnologia a clientes interessados, incluindo universidades e outras agências espaciais. Além disso, com as missões usando equipamentos padronizados, a exploração espacial será mais acessível e isso incentivará mais entidades a voar para a Lua.

Ele acrescentou:

Após 50 anos de ausência de humanos na Lua, acredito que as missões robóticas terão um papel muito importante em nosso retorno.

Neste artigo, você viu que robôs em forma de aranha explorarão fendas e cavernas lunares.

Fonte: Space.com

Leia também:

Conheça 9 projetos de robótica sob código aberto

O que a NASA tem feito em relação à ciência aberta

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador e eletrotécnico. Apaixonado por TI desde o século passado.

Os telefones e PCs vendidos na Rússia precisarão vir com aplicativos russos pré-instalados

Grupo de hackers chineses atacou governos de seis países – incluindo o Brasil

Edge Chromium da Microsoft será lançado em 15 de janeiro

Edge Chromium da Microsoft será lançado em 15 de janeiro