Rocket League no Linux: D9VK versus Linux Nativo

Imagem reprodução OMG! Ubuntu!

Originalmente lançado em 2016, usando uma versão mais antiga do Unreal Engine 3 com o OpenGL como renderizador. Com isso em mente, é uma das maiores portas Linux disponíveis para nós. A idade é apenas um número, é um jogo fantástico e há muito espaço para melhorias do Rocket League no Linux.

Para demonstrar isso (e ver até que ponto o D9VK chegou), dei uma olhada de três formas diferentes:

  • Em primeiro lugar, há a versão nativa do Linux, é claro.
  • A próxima é a versão nativa do Linux novamente, mas desta vez usando as otimizações do OpenGL (mais informações aqui ) da NVIDIA, sendo que a NVIDIA raramente liga por padrão (há cerca de 7 títulos em sua lista branca) e Rocket League não diz ao motorista para ligar.
  • Finalmente, há o Steam Play usando o D9VK experimental (adicionado no Steam Play Proton 4.11) que traduz a versão do Windows para o Vulkan para executá-lo no Linux.

Nota: O teste foi com o Manjaro Linux atualizado, usando um NVIDIA 980TI, driver 430.26 e com um Intel i7-5960X.

Desempenho

Os resultados são bastante surpreendentes, usando o mesmo replay de uma partida lotada de 3×3, em provavelmente, o mapa mais exigente do jogo em 1080p com todas as configurações maximizadas:

 

Aqui está outro vídeo durante uma partida 2v2 em um mapa diferente, usando exatamente o mesmo método de teste:

 

Podemos ver, sem as otimizações encadeadas da NVIDIA, a versão para Linux chega facilmente a última em ambos os vídeos.

Com ele, o desempenho é muito mais suave, mas o Steam Play com D9VK fica no topo em ambos.

Há alguns momentos em que o Linux nativo construir com OpenGL encadeado bate Steam Play com D9VK mas não muitos.

É impressionante, já que o D9VK é classificado como “experimental” e provavelmente, ainda há muito mais otimizações para serem implementadas.

Considerações finais

Bem, o Rocket League no Linux pode ser apreciado com bastante facilidade e o Psyonix (desenvolvedor) deve habilitar as otimizações de OpenGL da NVIDIA no Linux.

Se você tiver alguns problemas de desempenho, o Steam Play provavelmente tornará a experiência ainda mais suave novamente. A maior diferença é o hitching, com o Steam Play o jogo continua muito mais fluido no geral.

Isso não significa que o Steam Play é melhor do que os jogos nativos, tudo depende de como o jogo foi portado para o Linux.

Para ser claro, com o Steam Play tem seus próprios problemas que eu não vi na versão nativa do Linux.

Também estamos comparando o OpenGL ao Vulkan, o que por si só pode fazer uma grande diferença dependendo da implementação.

Tudo depende do tempo gasto na versão Linux, com o Steam Play, claramente, o Linux é uma plataforma de jogos que pode ter um bom desempenho.

Com tempo e uma fatia de mercado maiores, os desenvolvedores portariam mais jogos para Linux.

Via: GamingOnLinux

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