Categorias

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

24/06/2021 às 08:00

5 min leitura

Por Claylson Martins

Rocky Linux 8.4 Green Obsidian lançado como alternativa para RHEL 8.4 e CentOS

Críticos do CentOS Stream começam a mudar de opinião

Mais um substituto que promete ofeecer a mesma qualidade do RHEL 8.4 e CentOS acaba de chegar gratuitamente ao mercado. O desenvolvimento ocorre desde o lançamento do Red Hat Enterprise Linux 8.4 e da decisão de encerrar em breve todo e qualquer suporte e atualizações do novo CentOS 8. Assim, o Rocky Linux 8.4 Green Obsidian foi lançado como alternativa para RHEL 8.4 e CentOS e vem se juntar a outras distribuições Linux de mesmo objetivo, como Alma Linux e Oracle Linux.

Portanto, o Rocky Linux é a distribuição que pretende ser uma alternativa RHEL gratuita pelo fundador do CentOS Greg Kurtzer e outros. O Rocky Linux foi iniciado após as notícias no ano passado de que o CentOS Linux 8 chegará ao fim de sua vida útil no EOY2021, pois eles se concentram no CentOS Stream como o futuro do RHEl. Rocky Linux anteriormente adaptou uma versão 8.3 para sua estreia inicial, enquanto agora promoveu a versão 8.4 para o status GA.

Existem também mudanças importantes em torno de segurança, rede, gerenciamento de identidade, clustering, kernel etc. Entre eles, há:

  • suporte para encapsulamento TCP e rótulos de segurança para o protocolo IKEv2 para a VPN IPsec fornecida por Libreswan;
  • suporte de verificação de integridade para a estrutura fapolicyd;
  • e suporte total para a API de rede nmstate para hosts.

Rocky Linux 8.4 Green Obsidian lançado como alternativa para RHEL 8.4 e CentOS

Esta versão também adiciona suporte para o mecanismo de encaminhamento de dados no kernel MPLS (comutação de rótulo multi-protocolo) usado para rotear o fluxo de tráfego em redes corporativas. Além disso, Rocky Linux 8.4 apresenta três novas ações de controle de tráfego para o utilitário iproute2, incluindo mac_push, pop_eth e push_eth para adicionar rótulos MPLS.

Outras mudanças interessantes incluem:

suporte para módulos Ansible que podem ser usados ??para gerenciamento automatizado de controle de acesso baseado em função (RBAC) em Identity Management (IdM);

  • um agente de recursos Pacemaker persistente para manter os dados de estado;
  • acelerando o tempo de resposta do cluster para serviços com um alto overhead de estado;
  • detectando falhas de forma assíncrona e injetando-as no Pacemaker.

Por outro lado, o kernel do Rocky Linux foi corrigido para suportar o módulo de detecção e correção de erros (EDAC) para processadores Intel Core de 8ª e 9ª geração, compactação proativa, uma nova implementação do controlador de memória slab para os grupos de controle e o namespace de tempo característica.

Rocky Linux 8.4 está disponível para x86_64 e AArch64 com várias variedades de ISO.

Rocky Linux 8.4 pode ser baixado de RockyLinux.org.

Com informações de 9to5LInux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Rate this post

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×