Rocky Linux otimizado para o Google Cloud

Procurando uma substituição do CentOS 7? O Google Cloud sugere que você dê uma olhada no Rocky Linux.

Claylson Martins
Por Claylson Martins

O Rocky Linux está em alta. Alguns dias após a chegada do Rocky Linux 9, o Google Cloud recomendou o Rocky Linux como substituto do CentOS 7

Agora, o CentOS 7, ao contrário do CentOS 8, que teve um fim abrupto em dezembro de 2021, ainda terá suporte até 30 de junho de 2024. Porém, isso é o suficiente para grandes empresas como Facebook, Disney, GoDaddy, RackSpace, Toyota e Verizon , que dependia do CentOS, o clone do Red Hat Enterprise Linux (RHEL), para buscar alternativas. E Rocky Linux é 100% compatível com RHEL.

Esta notícia vem depois que o Google anunciou uma parceria de suporte ao cliente Rocky Linux com CIQ. Esta empresa é a parceira oficial de suporte e serviços da Rocky. Agora, o Google anunciou a disponibilidade geral do Rocky Linux Optimized for Google Cloud

Rocky Linux otimizado para o Google Cloud

Rocky Linux otimizado para o Google Cloud
Rocky Linux otimizado para o Google Cloud.

O Google e a CIQ criaram essa coleção de imagens de máquina virtual (VM) do Compute Engine juntos. Eles foram projetados para oferecer o desempenho ideal ao usar o Rocky Linux no Compute Engine para executar suas cargas de trabalho do CentOS.

Essas novas imagens do Rocky contêm variantes personalizadas do kernel do Rocky Linux e módulos que otimizam o desempenho da rede na infraestrutura do Compute Engine, mantendo a compatibilidade bug a bug com o Community Rocky Linux e o RHEL. Em particular, Rocky é pré-configurado para usar a versão mais recente da interface de rede virtual do Google (gVNIC). A rede de alta largura de banda habilitada por essas personalizações será benéfica para praticamente qualquer carga de trabalho e é especialmente valiosa para cargas de trabalho em cluster, como computação de alto desempenho (HPC).

Qual é a velocidade dessas instâncias de VM de alta largura de banda? Com 80 ou mais CPUs virtuais (vCPU), você obterá velocidades de largura de banda de saída de 32 Gigabits por segundo (Gbps). Com o Tier 1, ele salta para até 100 Gbps. Isso é mais do que rápido o suficiente para a maioria dos usos de HPC.

O Rocky Linux Optimized for Google Cloud pode vir com suporte e GPUs no primeiro dia. Para clientes que criam implantações em várias nuvens, o Google recomenda a comunidade Rocky images. O Rocky Linux 8 Optimized for Google Cloud está disponível para todas as famílias de VMs do Compute Engine baseadas em x86. Em breve também estará disponível para o novo Tau T2A baseado em Arm

No futuro, o Google publicará as edições Community e Optimized for Google Cloud do Rocky Linux para todos os principais lançamentos. Ambos os conjuntos de imagens receberão o kernel mais recente e as atualizações de segurança fornecidas. As imagens do Rocky Linux 9 estarão disponíveis em breve. 

[ruby_related total=5 layout=5]

Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.