Rocky Linux terá primeiro lançamento no segundo trimestre de 2021

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O Rocky Linux, que visa fornecer uma nova alternativa para projetos usando CentOS da Red Hat, deve estar disponível para teste até o segundo trimestre de 2021, de acordo com seus criadores. A Red Hat, empresa controladora do CentOS Linux, anunciou este mês que estava mudando seu foco do CentOS Linux para o CentOS Stream.

Alguns usuários não gostaram da mudança e o cofundador do CentOS, Gregory Kurtzer, respondeu prontamente com a intenção de criar sua própria alternativa ao CentOS, chamada  Rocky Linux, com o objetivo de criar uma “continuidade perfeita das operações de negócios para empresas que executam o CentOS 8 muito além de 2021.”

Rocky Linux terá primeiro lançamento no segundo trimestre de 2021

Rocky Linux terá primeiro lançamento no segundo trimestre de 2021

A primeira versão do Rocky Linux deve estar disponível após março de 2021, de acordo com a última atualização do projeto

A equipe principal está trabalhando para estabelecer a infraestrutura que dará suporte à entidade legal e aos esforços de engenharia necessários para entregar e dar suporte a uma versão inicial, disse o gerente da comunidade Rocky Linux, Jordan Pisaniello. Nossa meta é que o segundo trimestre de 2021 forneça nosso primeiro lançamento do Rocky Linux.

Curiosamente, a equipe do Rocky Linux optou pelo Amazon Web Services (AWS) como a plataforma de construção primária para o desenvolvimento do Rocky Linux. 

“A AWS foi escolhida principalmente para proteger a integridade da cadeia de fornecimento de software para Rocky Linux”, observou Pisaniello. 

Disponível o quanto antes

O sistema operacional estará disponível em regiões comerciais padrão, bem como na Amazon Web Services (AWS) GovCloud e na China, observou ele. 

“A transparência com a comunidade e para aqueles que contarão com o Rocky Linux para suplantar suas instalações do CentOS 8 antes que o suporte expire é fundamental”, acrescentou. 

O grupo disse que em breve fornecerá um cronograma para a entrega de sistemas e infraestrutura de construção, infraestruturas de construção automática de pacotes, quando o repositório de pacotes de teste será feito, e preparação para o teste do instalador. Também está trabalhando para fornecer um cronograma para testes da comunidade e descobrir quando um candidato a lançamento estará disponível. 

Também está atualmente em negociações com vários provedores de data center para hospedagem de infraestrutura física.

ZDNet

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.