Ruby 3.3 vem com novo analisador “Prism” e compilador Pure-Ruby JIT

Ruby 3.3 lançado com novo analisador “Prism” e compilador Pure-Ruby JIT. No Natal está o Ruby 3.3 como uma grande atualização para esta linguagem de programação dinâmica de código aberto. Com Ruby 3.3, o analisador Prism é adicionado, bem como um novo compilador just-in-time (JIT) de Ruby puro.

Ruby 3.3 traz consigo o analisador Prism como um analisador descendente recursivo portátil, tolerante a erros e de fácil manutenção. O Prism é considerado pronto para produção e agora pode ser usado no lugar do analisador Ripper.

Ruby 3.3 também adiciona RJIT como um compilador Ruby puro para substituir o MJIT. No momento, o RJIT suporta apenas x86_64 em arquiteturas do tipo Unix e é considerado apenas para fins experimentais.

Ruby 3.3 lançado com novo analisador “Prism” e compilador Pure-Ruby JIT

Embora o RJIT seja interessante, ele ainda não está pronto para produção e os usuários ainda são recomendados a usar o compilador YJIT. YJIT com esta versão Ruby 3.3 recebeu muitas melhorias de desempenho, melhorou significativamente o uso de memória e uma variedade de outras melhorias para tornar este compilador JIT muito melhor do que com versões anteriores.

Ruby 3.3 também usa Lrama como geração de analisador para substituir Bison, o agendador de threads M:N foi introduzido e há uma variedade de outras melhorias de desempenho, como o coletor de lixo do Ruby.

Downloads e mais detalhes sobre esta grande atualização de Natal com Ruby 3.3 podem ser encontrados em Ruby-Lang.org.

TAGGED:
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile