Ruffle trabalha para emular Adobe Flash com segurança no Rust

Confira detalhes desta versão do emulador.

Enquanto o Adobe Flash está oficialmente – e felizmente – morto, aqueles interessados no Adobe Flash Player para fins de nostalgia ou arquivamento, a Ruffle está trabalhando para emular o suporte ao Adobe Flash por meio deste projeto de código aberto que faz uso da linguagem de programação Rust. Assim, a Ruffle trabalha para emular Adobe Flash com segurança no Rust.

Ao longo dos anos, houve projetos de código aberto como Gnash e Lightspark trabalhando para criar uma implementação de software livre do Adobe Flash. Esses projetos tiveram algum sucesso moderado para seus objetivos, mas nunca tiveram uma paridade completa com o Adobe Flash Player antes de ser oficialmente descontinuado pela Adobe em 2020.

Embora o declínio e a morte do Adobe Flash tenham sido amplamente comemorados, alguns ainda estão interessados nele e ficaram surpresos ao ouvir que o projeto Ruffle trabalha em um emulador moderno baseado em Rust para o Flash.

Ruffle trabalha para emular Adobe Flash com segurança no Rust

A Ruffle está fazendo com que o conteúdo do Adobe Flash seja executado com segurança em navegadores da Web modernos via Rust e WebAssembly.

Ruffle é um emulador de Flash Player escrito em Rust e trabalhando em todos os principais sistemas operacionais e via WebAssembly também pode funcionar em navegadores da web modernos. Devido às garantias de segurança de memória do Rust, eles acreditam que esta é uma implementação segura do Flash. O objetivo também é fazer com que todo o conteúdo em Flash existente funcione com o Ruffle.

Na semana passada, o projeto Ruffle divulgou seu primeiro relatório de progresso com dezenas de jogos baseados no ActionScript 2 funcionando, progredindo no ActionScript 3 e melhorando o suporte do Ruffle para dispositivos móveis.

Aqueles que querem aprender mais sobre este emulador Flash Player moderno baseado em Rust podem fazê-lo em Ruffle.rs. O código para o Ruffle está disponível sob uma licença Apache 2.0 e MIT e pode ser encontrado no GitHub.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile