Hoje é:07/03/2021
rumores-indicam-que-a-amd-terceirizara-a-producao-de-chips-para-a-samsung

Rumores indicam que a AMD terceirizará a produção de chips para a Samsung

Rumores indicam que a AMD terceirizará a produção de chips para a Samsung. As informações vêm de um relatório não oficial do fórum de tecnologia sul-coreano Clien, que revela que a AMD quer aumentar seus volumes de produção de CPU e APU em 50%, mas seu fornecedor atual, a TSMC, não é capaz de atender a esses pedidos.

Nesse cenário, a Samsung deve entrar em cena, já que sua divisão de semicondutores está atualmente trabalhando na otimização de seu processo de 3nm para produção em massa e a AMD pode estar procurando fazer a troca para sua produção de CPU e APU.

A Samsung anunciou recentemente sua fábrica de chips de US $ 10 bilhões (aproximadamente R$ 54,3 bilhões) no Texas, que deverá fabricar chips de 3 nm para clientes dos Estados Unidos.

Parceria entre AMD e Samsung

Durante o lançamento do chipset Exynos 2100, o primeiro chip carro-chefe da Samsung com um modem 5G integrado e o segundo a ser construído no processo EUV de 5nm, a Samsung confirmou que está trabalhando com a AMD para seu SoC carro-chefe da próxima geração.

As empresas têm trabalhado no desenvolvimento de chipsets Exynos com GPUs AMD RDNA, por exemplo. No entanto, de acordo com o relatório citado acima, a parceria pode subir um degrau. A AMD provavelmente será uma das primeiras empresas a utilizar as instalações 3nm da Samsung . No entanto, ainda está avaliando suas opções antes de se comprometer com a Samsung.

Mudar a produção para uma nova fábrica é bastante caro, e a AMD precisa avaliar muito todo o cenário. Alem disso, a TSMC está solicitando a ajuda da Apple e da Intel para a pesquisa de seu node de 2nm. Assim, provavelmente, eles terão maior prioridade em comparação com a AMD.

Entretanto, a AMD pode terceirizar parte de sua produção de chips para a Samsung em um futuro próximo. Se será logo, não podemos ter certeza, todavia, os relatórios indicam isso, nesse momento.

Com informações de: GSM Arena

Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professor substituto na mesma Instituição e assessora a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Meio Ambiente de sua cidade. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.