in

Rússia concede residência permanente a Edward Snowden

A autorização de residência temporária de Snowden expirou em abril deste ano.

Edward Snowden recebeu direitos de residência permanente do governo da Rússia, disse o advogado de Snowden, Anatoly Kucherena. O ex-analista da NSA está morando na Rússia desde junho de 2013. Kucherena disse que, apesar de obter uma autorização de residência permanente esta semana, Snowden não planeja solicitar a cidadania russa.

A autorização de residência temporária de Snowden expirou em abril deste ano, mas foi automaticamente estendida devido a atrasos na burocracia causados pela pandemia.

Rússia concede residência permanente a Edward Snowden

Snowden fugiu para a Rússia em 2013, após expor o programa de vigilância em massa da NSA com a ajuda de repórteres dos EUA e do Reino Unido. Ele foi acusado de espionagem nos Estados Unidos.

Rússia concede residência permanente a Edward Snowden
Edward Snowden recebeu direitos de residência permanente do governo russo, disse o advogado de Snowden, Anatoly Kucherena.

O presidente Trump sugeriu um potencial perdão, dizendo em uma entrevista que o ex-analista da NSA “não estava sendo tratado com justiça” por seu papel em expor o programa de vigilância da NSA que visava e espionava americanos, estrangeiros e líderes mundiais.

No entanto, apesar dos comentários de Trump, a Casa Branca não tomou nenhuma medida para perdoar Snowden, que ainda permanece uma figura difamada na comunidade de inteligência dos Estados Unidos. Se Snowden retornar aos Estados Unidos sem perdão, ele corre o risco de até 20 anos de prisão, se for julgado e considerado culpado.

Em uma entrevista recente no programa de podcast de Joe Rogan, o famoso denunciante da NSA explicou como as operadoras e gigantes da tecnologia estão vigiando os usuários por meio de smartphones.

Snowden observa que, sempre que o telefone é ligado, a operadora registra continuamente o movimento exato dos usuários. Ele ressalta que anteriormente as informações eram privadas, mas com a ajuda de smartphones, as empresas hoje as armazenam e as consideram uma informação valiosa.

Fonte: ZDNET

Snowden alerta: Os estados de vigilância que estamos criando agora durarão mais que o coronavírus

Para Edward Snowden, GDPR perdeu o foco

Edward Snowden não conseguiu encontrar evidências de que o governo americano esconde alienígenas