Rússia e Ucrânia dominam quase 90% dos ataques cibernéticos em março

Guerras econômica e cibernética se juntam nesse processo que ocorre na Europa. Tanto assim que Rússia e Ucrânia dominam quase 90% dos ataques cibernéticos em março. Porém, quem acompanha com regularidade sabe que sempre houve um alto volume de ataques cibernéticos com origem na Rússia. Porém, houve uma reviravolta interessante após a invasão da Ucrânia e nada menos que 70% dos ataques cibernéticos em março foram direcionados à Rússia.

Uma pesquisa da Atlas VPN mostra mais 19% dos ataques direcionados à Ucrânia. Os EUA são o terceiro maior alvo, mas os ataques contra o país representaram apenas cinco por cento do total.

De acordo com as recentes descobertas da equipe Atlas VPN, 89% dos ataques cibernéticos em todo o mundo têm como alvo a Rússia e a Ucrânia. Além disso, uma quantidade significativa de ataques cibernéticos é direcionada a empresas de serviços financeiros.

Importante observar que os ataques de negação de serviço distribuído (DDoS) representaram 90% de todos os ataques cibernéticos.

Rússia e Ucrânia dominam quase 90% dos ataques cibernéticos em março

Rússia e Ucrânia dominam quase 90% dos ataques cibernéticos em março

Um total de cinco bilhões de ataques foram recebidos na Rússia em 5 de março, quando hackers anônimos declararam uma guerra cibernética completa contra o país. Eles já vazaram dados de funcionários do governo e hackearam canais de TV estatais russos.

Entre outras descobertas, 90% dos ataques em todo o mundo usaram DDoS para causar interrupção do serviço. Bancos e outras empresas de processamento de pagamentos sofreram 72% dos ataques cibernéticos em todo o mundo. O setor de negócios foi o alvo em 21% dos ataques, computação e TI sofreram com dois por cento dos ataques cibernéticos globalmente, com todos os outros setores respondendo por cinco por cento dos ataques.

Os dados são baseados nas estatísticas do Mapa Diário de Ameaças Cibernéticas Imperva de 5 de março. O site fornece atualizações diárias sobre o total de ataques cibernéticos em cada país e mostra quais setores os cibercriminosos mais atacaram.

Ataques DDoS interrompem serviços financeiros

Os ataques DDoS foram as ameaças mais usadas por uma grande margem. Os ataques DDoS causam a interrupção do serviço das vítimas, inundando a infraestrutura de TI com mais solicitações por segundo do que o sistema pode processar. Esses ataques representaram 90% de todos os ataques cibernéticos globalmente.

As ameaças automatizadas foram responsáveis por 7% de todos os ataques cibernéticos. Ao mesmo tempo, os ataques do Open Web Application Security Project (OWASP) foram usados por cibercriminosos em 3% dos ataques.

O setor de serviços financeiros se destaca quando se olha para as indústrias mais atacadas. Bancos e outras empresas de processamento de pagamentos sofreram 72% dos ataques cibernéticos em todo o mundo. Como mencionado anteriormente, muitos hackers atacaram sites de bancos na Ucrânia e na Rússia, na esperança de interromper o uso de serviços financeiros pelas pessoas.

Os cibercriminosos escolheram o setor de negócios como alvo em 21% dos ataques. O setor de computação e TI sofreu com 2% dos ataques cibernéticos em todo o mundo. Todos os outros setores foram responsáveis por 5% dos ataques vistos em 5 de março.

A guerra cibernética está se tornando uma realidade à medida que os ataques são usados para interromper serviços essenciais. Hackers assumiram o controle de sites bancários, governamentais, militares e até canais de TV para prejudicar as operações habituais dessas entidades. As batalhas no mundo digital podem ter um impacto significativo nas comunicações e distribuição de propaganda de ambos os lados.

Você pode ler mais no blog Atlas VPN e há um resumo gráfico das principais descobertas abaixo.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile